Médico fala sobre rede digital de cuidado à infância e à adolescência

por Jaime Freitas última modificação 24/05/2017 19h10
24/05/2017 – O anteprojeto Rede Digital de Cuidado à Infância e à Adolescência foi tema da explanação do médico e mestre em Educação, Leandro Minozzo, na sessão desta quarta-feira, 24. Ele foi convidado pelo vereador Enio Brizola (PT).

A proposta tem como objetivo fazer um diagnóstico e gestão da assistência às crianças e adolescentes. Segundo Minozzo, a ideia consiste em criar um sistema de monitoramento inteligente, usando redes digitais, conectando escola, posto de saúde e a assistência social. “Com essas informações, saberíamos quem está em situação de risco e quem precisaria de investimentos, como prioridade em vaga para turno integral, em atendimentos psicopedagógicos ou no Mais Educação, visitas de agentes de saúde ou do conselheiro tutelar e assim por diante”, explicou.

De acordo com o médico, pesquisas de sociologia demonstram que existem fatores de risco fortes para que crianças e adolescentes tenham uma trajetória desviada, "ou seja, que se tornem criminosos, ou mesmo que tenham um desempenho escolar sofrível”, alerta.

Acredito que a criação da rede digital de cuidado seja a forma mais eficaz de prevenir diversas formas de violência que nos assustam. Não é só reprimindo que iremos solucionar esse problema. É uma iniciativa que venho trabalhando desde 2006 e recentemente foi apresentada em São Leopoldo e para um novo instituto de segurança pública de Porto Alegre. Quem sabe, um dia, vamos parar de punir e começar a cuidar de verdade”, finalizou Leandro Minozzo.

Felipe Kuhn Braun (PDT), Sergio Hanich (PMDB), Professor Issur Koch (PP) e Raul Cassel (PMDB) parabenizaram Minozzo pela iniciativa e sugeriram outras abordagens.