Maio pode virar mês de combate ao abuso sexual de menores em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/05/2022 17h03
06/05/2022 – Em 2007, Novo Hamburgo instituiu 18 de maio como o Dia Municipal de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para dar maior visibilidade à temática, o vereador Gerson Peteffi (MDB) apresentou projeto de lei que cria agora o Maio Laranja, ampliando as ações de prevenção e conscientização ao longo de todo o mês. O texto teve sua ementa lida durante a sessão plenária de segunda-feira, 2, e deve passar pela avaliação de duas comissões permanentes.
Maio pode virar mês de combate ao abuso sexual de menores em Novo Hamburgo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Na justificativa, o médico e vereador destaca que a intensificação da campanha auxilia principalmente na defesa da primeira infância. Peteffi pontua a relevância dos anos iniciais no desenvolvimento do ser humano. “A violência contra crianças e adolescentes é tema de saúde pública e tem graves consequências para aqueles que as sofrem, deixando marcas visíveis e invisíveis, no corpo e na mente”, sustenta o autor.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 34/2022.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: