Lourdes Valim pede por segurança pública em Novo Hamburgo
Segundo a Republicana, é necessário que as autoridades de segurança do município intensifiquem o patrulhamento diário e ostensivo na área de comércio central. A parlamentar ainda ressaltou o acúmulo de prejuízos aos comerciantes e proprietários de imóveis.
A proponente da moção solicitou que seu espaço de fala fosse compartilhado com dois empresários do bairro Centro, Jaime Ferreira (Tabacaria Vip) e Carla Becker (Bená Produtos Naturais). Eles ocuparam a tribuna e falaram sobre a escalada de furtos e roubos na região central da cidade. “A cada ano diminui a nossa segurança. Embora tenhamos policiamento nas ruas, o que ajuda muito, os furtos é que se tornaram significativos em nossa atividade, o que é mais difícil de coibir, tornando difícil mantermos nossas portas abertas”, desabafou Ferreira. “Abrimos uma loja de produtos naturais, que completou um ano de atividade. Nesse período, já passamos por situações tão difíceis, por falta de segurança e por termos de enfrentar riscos no dia a dia, que nos fazem pensar em fechar as portas, infelizmente é uma realizada que se avizinha”, informou a empresária Becker.
Aprovada em turno único, a Moção n° 12/2024 será encaminhada à Secretaria Municipal de Segurança, à Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul (3° BPM), à Polícia Civil e à Guarda Civil de Novo Hamburgo.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.