Live sobre patrimônio artístico e turístico retoma segundo bate-papo do projeto Cidade (in)visível

por Maíra Kiefer última modificação 23/06/2021 13h43
19/04/2021 - A segunda live da série Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade convida a população a conhecer melhor a vocação artística e turística de Novo Hamburgo, além de ter acesso a informações curiosas e peculiaridades sobre a história e bastidores das produções culturais. O debate, programado para a próxima terça, 20, às 19h, terá a participação de Ralfe Cardoso, Secretário Municipal de Cultura, Deivid Schu, Diretor de Turismo, e o cineasta Leonardo Peixoto. O bate-papo pode ser acompanhado ao vivo no Canal 16 da Claro/Net e no YouTube.com/TVCâmaraNH. A mediação será feita pela jornalista Daniele Souza, do canal do parlamento hamburguense.

Planejado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Associação dos Procuradores do Município (APMNH) e a OAB Subseção Novo Hamburgo, o projeto Cidade (In)visível teve sua estreia realizada na última quinta, 15. Com foco no Patrimônio Cultural e Natural, a primeira live brindou o público com relatos sobre o tombamento do Centro histórico de Hamburgo Velho e a criação do parque Henrique Luis Roessler, o Parcão. As informações foram abordadas por Angelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel; Cinara de Araújo Vila, Procuradora do Município de Novo Hamburgo; e Udo Sarlet, professor municipal e ex-secretário de Meio Ambiente. 

Aniversário do Município

O mês de abril foi escolhido para dar início à iniciativa em virtude das comemorações pelos 94 anos de emancipação do Município.

“É no dia 5 de abril que destacamos o esforço daqueles que ergueram essa potência econômica e que aqui construíram suas raízes", disse Cinara Vila, responsável pelo projeto ao lado da diretora da Escola do Legislativo. 

"Iniciamos a formatação de diversas atividades educativas, por meio da parceria entre a Escola do Legislativo e a Associação dos Procuradores do Município de Novo Hamburgo, com objetivo de compartilhar o conhecimento dos servidores públicos com a comunidade e buscar a conexão com os cidadãos hamburguenses através do estabelecimento de diálogo sobre temas importantes para a cidade", explicou a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen. 

Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade propõe uma série de ações realizadas pela Câmara Municipal e outras entidades para pensar os 100 anos de Novo Hamburgo, que serão comemorados em 5 de abril de 2027. No primeiro bate-papo, ocorreu a apresentação do selo comemorativo e de um site com informações sobre a iniciativa e a história da cidade. A pagina na internet é resultado do trabalho da equipe da Gerência de Comunicação da Casa Legislativa.

Próximos encontros

No dia 29 de abril, será debatido Patrimônio Cultural e Identidade com o presidente da APMNH, Bruno Brinker, o publicitário e historiador Daniel Luciano e o arquiteto e urbanista Jorge Luis Stocker. Os bate-papos serão transmitidos pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube.

Ouça o podcast com informações sobre a live.

Leia mais:

Histórias de Hamburgo Velho e participação do público marcam estreia do projeto Cidade (In)visível

Projeto Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade estreará em live no dia 15