Líder comunitário Theo Müller dará nome a rua no bairro Santo Afonso

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/07/2019 18h20
24/07/2019 – Os vereadores hamburguenses aprovaram novamente por unanimidade nesta quarta-feira, 24 de julho, projeto de lei assinado por Felipe Kuhn Braun (PDT) que dá nome a uma via pública decorrente do processo de regularização fundiária da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. A proposta homenageia o comerciante argentino Theo Müller, falecido em 1998. O texto segue agora ao Executivo para sanção e publicação.
Líder comunitário Theo Müller dará nome a rua no bairro Santo Afonso

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

De mudança para o Brasil ainda jovem, Müller tornou-se um atuante líder comunitário. Proprietário de terras no bairro Canudos, chegou inclusive a doar terrenos para a construção das escolas Anita Garibaldi e Leopoldo Petry. A via que levará seu nome tem início na rua Itati, seguindo em direção leste até encontrar a rua da Divisa.

Leia na íntegra o PL nº 46/2019.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: