Legislativo presta homenagem aos 35 anos da escola Machado de Assis
“Neste momento tão especial da Escola Machado de Assis, gostaria de parabenizar toda equipe pelo trabalho excepcional que executam, cada professor, coordenador, direção, funcionário, colaborador, que desempenham um papel fundamental nessa jornada de trabalho. Que continuemos juntos, construindo um futuro brilhante para os alunos. Parabéns pela dedicação, comprometimento e amor pelo que fazem. Vocês são os verdadeiros heróis da educação”, exprimiu Vladi Lourenço (PSDB), autor do pedido de homenagem. O parlamentar também falou dos colegas Gerson Peteffi (MDB) e Cristiano Coller (PTB).
“Quanta honra poder falar de uma escola que tem o nome de um dos maiores expoentes da literatura brasileira, Machado de Assis. É um orgulho para a cidade ter uma escola tão participativa, comprometida com a qualidade da educação pública”, disse Enio Brizola, que falou em nome da vereadora Semilda – Tita (PSDB) e do vereador Ito Luciano (PTB).
“Uma justa homenagem desta importante escola do bairro Canudos e para a cidade de Novo Hamburgo, que faz um excelente trabalho para a comunidade onde está inserida, com uma equipe diretiva muito dedicada”, relatou Felipe Kuhn Braun (PP).
Após a fala dos parlamentares, Vladi Lourenço entregou um quadro à diretora da escola, Vanessa da Silva em alusão à homenagem realizada na tarde desta quarta-feira.
Criada em 1988 para atender as famílias do Residencial Mundo Novo, a Emeb Machado de Assis conta hoje com cerca de 645 estudantes, divididos em 26 turmas desde a faixa etária 4 até o 7º ano do ensino fundamental. A diretora Vanessa da Silva agradeceu a lembrança do Legislativo e reforçou a ideia de que a escola é um espaço público e que precisa do olhar da comunidade. “A escola, às vezes, é alvo de muita especulação, de muita interferência, sejam de órgãos reguladores como também munícipes, que têm o direito de estarem na escola cobrando e exigindo, mas um momento é de homenagem é uma coisa rara. Assim, reforço que é um imenso prazer estar aqui, representando essa instituição, que é a escola Machado de Assis”. A diretora ainda citou o psicanalista e educador Rubem Alves, que teria dito que “há escolas que são gaiolas, e há escolas que são asas”. “A Machado de Assis é asa, que liberta, que pensa que os estudantes precisam ter a sua autonomia de serem seres independentes”, reforçou Vanessa.
Na sequência, a estudante Alana Jorge da Silva, representante do 5º ano A, ocupou a tribuna e falou de um presente dos estudantes para os 35 anos da escola. Alana relatou que foi criado um hino pelos alunos para marcar a data. “Cada representante das turmas escolares trouxe frases, ideias, sobre o que representaria a escola. Primeiramente, fizemos um poema, que foi a base para a criação do hino, que será adotado pelos alunos em homenagem aos 35 anos da Machado de Assis”, explicou Alana.
A diretora ainda divulgou um Jantar Baile, promovido pela escola para angariar fundos, que será realizado no dia 28 de outubro, às 20h, no CTG Terra Nativa.