Legislativo lança nova identidade visual inspirada no centenário do Município
“Agora, na contagem regressiva dos 200 anos da imigração alemã e do centenário de Novo Hamburgo, o Legislativo decidiu reformular sua identidade visual e incluir importantes símbolos do município”, afirmou Coller ao exibir apresentação sobre as aplicações possíveis da nova proposta gráfica.
As datas comemorativas, celebradas, respetivamente, em 25 de julho de 2024 e em 5 de abril de 2027, motivam ações do parlamento desde 2018, tais como o Memorial Leopoldo Petry, as lives Cidade Invisível, promovidas pela TV Câmara NH e Escola do Legislativo, e a criação do site nh100anos.com e do selo comemorativo do centenário.
Histórico da logomarca do Legislativo
“A Câmara por muitos anos não teve uma identificação própria. Os materiais gráficos eram assinados com o brasão do Município. A partir do começo de 2018, com o lançamento do novo site, a Casa começou a utilizar no topo da página institucional ilustração dos prédios que representam a vista da cidade. Em 2020, essa imagem inspirou a criação de um logo próprio, o qual estampa até hoje as publicações oficiais de anúncios, revistas e redes sociais”, relembrou Coller.
Após análise da Gerência de Comunicação da Casa, conduzida por Moris Musskopf, entendeu-se necessário tornar o Parlamento presente em sua própria logomarca. O edifício, situado em frente à Praça da Bandeira, abriga importantes debates sobre os rumos de Novo Hamburgo desde 1983, data de sua inauguração.
Monumento ao Imigrante
O projeto foi elaborado pelo arquiteto Ernest Karl Ludwig Seubert, que venceu o concurso feito para escolher o autor da obra. Ele também era um imigrante: nasceu na Alemanha em 1876 e veio para o Brasil em 1913. Sua pedra fundamental foi lançada em 1924 para celebrar os 100 anos da chegada dos alemães ao Brasil, e sua inauguração ocorreria em 15 de novembro de 1927.
Erguido inicialmente em um espaço público, após permuta do Município realizada no começo da década de 1950, a construção – com formato octogonal e torre central, com 23 metros de altura – foi englobada pela Sociedade Aliança. Cabe à agremiação, desde essa época, o papel de guardiã do patrimônio público sem deixá-lo de ser acessível aos visitantes interessados: turistas, estudantes e pesquisadores.
Monumento ao Sapateiro
O Monumento ao Sapateiro, do artista Flávio Scholles, também é lembrado na nova identidade visual. No logo da TV Câmara, lançado em 2018, já havia referência à obra feita em homenagem aos funcionários da indústria calçadista.