Legislativo homenageia os 70 anos da Rádio ABC

por Jaime Freitas última modificação 28/02/2018 21h58
28/02/2018 – Atendendo a requerimento do vereador Raul Cassel (PMDB), aprovado por unanimidade em plenário, os parlamentares hamburguenses dedicaram o início da sessão desta quarta-feira, 28 de fevereiro, para prestar o reconhecimento do Legislativo aos 70 anos da Rádio ABC 900, emissora com sede em Novo Hamburgo e com área de cobertura em mais de 50 municípios gaúchos. A homenagem foi estendida também ao programa Ponto e Contraponto, que completa seu 10º aniversário.

O proponente da homenagem, Raul Cassel, relatou a trajetória histórica da Rádio ABC, desde os tempos em que ainda se chamava Rádio Progresso. “Muito mais do que uma homenagem, estamos reverenciando todo o serviço prestado por este importante veículo de comunicação social durante todos esses 70 anos de vida. Destaco, em especial, os programas 'Fórum Esportivos Debates', com seus 25 anos de existência, e o 'Ponto e Contraponto', aqui lembrado pelos seus 10 anos, conduzidos por profissionais dedicados e qualificados. E falo tanto daqueles à frente dos microfones como dos que atuam nos bastidores, que entendem a importância da atividade que exercem e da responsabilidade em ser representante desta necessária mídia. Apesar de vivermos em uma época de internet, o rádio é o veículo de informação de mais fácil acesso. Sou um eterno fã de rádio e desejo que esses 70 anos de história se multipliquem para esta emissora que é uma verdadeira conquista, de extrema importância para o município de Novo Hamburgo", finalizou. 

Quero dizer que a Rádio ABC 900 AM é o 'canhão' do Vale do Sinos. Torço para que a rádio consiga se tornar FM, para ampliar o número de ouvintes. No Ponto e Contraponto, somos instigados a um debate mais duro, mas faz parte do processo democrático. Essa dinâmica tem por objetivo o bem da sociedade. Quero enaltecer também o empenho dos funcionários e da direção na busca pela qualidade da informação que interesse à comunidade", destacou Inspetor Luz (PMDB).

Este é um dia glorioso para a nossa cidade. Acompanho a rádio Progresso, hoje ABC, desde os anos 80. Estamos comemorando os 70 anos de uma rádio que viveu grandes momentos da história de nossa cidade, que foram irradiados por esse importante veículo de comunicação da nossa região”, disse Enio Brizola (PT).

Quantos debates se tornaram maiores, conseguiram ser visualizados e reconhecidos pelos hamburguenses e cidadãos do Vale do Sinos, devido ao interesse do Grupo Sinos em cobri-los? Trata-se de um grupo de credibilidade e força, merecedor desta homenagem. A comunidade está muito bem representada", reconheceu o presidente da Casa, o vereador Felipe Kuhn Braun (PDT).

Participo do Ponto e Contraponto desde 2012. Já se passaram seis anos que lá estou, ajudando nas discussões de interesse da comunidade. Debates cotidianos, coisas do dia a dia, mas de grande relevância para a população de Novo Hamburgo", ressaltou Patricia Beck (PPS).

Representando a instituição homenageada, Fernando Alberto Gusmão, CEO do Grupo Sinos, falou sobre o histórico da Rádio ABC, informando que o veículo de comunicação é dez anos mais velho que o próprio grupo empresarial. Após apresentar um vídeo com depoimentos de jornalistas, radialistas, apresentadores e ouvintes, Gusmão chamou à tribuna o locutor esportivo Vanius Porto, que narrou um gol do Noia, lembrando a semifinal do Gauchão 2017, entre Grêmio e Novo Hamburgo.

Após as falas, o vereador Raul Cassel entregou a Fernando Gusmão uma placa comemorativa em homenagem à Rádio ABC.

Rádio ABC 900

Veículo de mídia eletrônica do Grupo Editorial Sinos, a Rádio ABC 900 foi fundada em 14 de fevereiro de 1948, destacando-se, desde então, por suas coberturas jornalísticas e esportivas. Com sede no bairro Ideal, a emissora abrange 52 municípios do litoral norte, encosta da serra e vales do Sinos, Caí e Paranhana, sendo a terceira rádio mais ouvida em Novo Hamburgo. Ao todo, essa região reúne 3,8 milhões de habitantes. Um de seus principais programas de debate, o Ponto e Contraponto chega ao seu 10º aniversário sob a ancoragem do coordenador de jornalismo da emissora, Paulo Langaro, o PC. A atração reúne diferentes convidados de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 9h30min, discorrendo sobre assuntos de interesse da comunidade e da região.