Legislativo homenageia os 35 anos do Clube de Desbravadores Gideões da Colina
O vereador Joelson ressaltou que o Clube não é apenas um grupo, mas uma família formada dentro da Igreja Adventista, comprometida com os princípios de servir, liderar e amar ao próximo como Jesus nos ensinou. “Mais do que acampamentos, uniforme e atividades, representa um estilo de vida. Um lugar onde crianças e adolescentes aprendem, desde cedo, sobre respeito, disciplina, amizade, valores cristãos e a importância de viver com propósito. Cada reunião, cada cerimônia, cada ação na comunidade é uma semente plantada no coração de quem serve. Quantas vidas já foram tocadas por esta caminhada", afirmou.
Histórico Clube de Desbravadores Gideões da Colina
Fundado em julho de 1990, o Clube Gideões da Colina iniciou suas atividades com duas unidades nomeadas em referência a montanhas: Everest e Itacolomi. O grupo surgiu na rua Irmã Amália, 22, local onde ainda permanece em funcionamento. A criação foi liderada por Roberto Almeida, com apoio da juventude da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) da Vila Kunz.
No início, o clube contava com 12 integrantes. Em 1995, os nomes das unidades foram alterados para Falcão (meninos) e Águia (meninas), representando aves que habitam montanhas e simbolizando o ideal do grupo de alcançar voos altos, em busca de crescimento e espiritualidade. Após um período de inatividade, o clube foi reativado em 2011, mantendo os nomes simbólicos.
Ao longo das décadas, os Gideões da Colina participaram de diversos acampamentos e encontros regionais, conhecidos como camporis. Entre os destaques estão os eventos "Coração de Rei" (2015), "Andando sobre as Águas" (2016) e acampamentos locais como o realizado em Monjolo, no sítio do casal Zildo e Iná, em 2017.
Em 2019, o clube esteve presente no V Campori da Divisão Sul-Americana (DSA), chamado "A Melhor Aventura", etapa Alpha, e também no Campori "O Bom Combate", onde obteve a classificação cinco estrelas. Apesar da interrupção das atividades presenciais em 2020 devido à pandemia de Covid-19, o grupo retornou com força em 2021, participando do 1º Campori da Associação Norte Sul-Rio-Grandense (ANSR) – Jurassic Camp, no qual conquistou o padrão ouro.
Em 2022, os desbravadores se prepararam para o 2º Campori da ANSR, com o tema "Lealdade a Toda Prova", reafirmando o compromisso do clube com a formação de jovens por meio de valores cristãos, cidadania, disciplina e respeito à natureza.
O vereador Republicano entregou um quadro em homenagem à trajetória do Clube de Desbravadores Gideões da Colina. Dienifer Cristina Silva dos Santos, assistente social e diretora do grupo, usou a tribuna para agradecer a homenagem. Ela contou que os gideões atuam junto a população em situação de vulnerabilidade social, realizando campanhas e ações solidárias. “Atuamos fortemente nas enchentes de 2024 e estamos sempre disponíveis para situações de emergência e calamidades. Nosso trabalho abrange o físico, o mental e o espiritual”, contou. Além disso, a voluntária destacou o projeto sexta-feira musical – inclusão cultural a todos que quiserem aprender algum instrumento. “São aulas de flauta doce, violão, violino e teclado. E, ainda, temos o sonho de concretizar a nossa banda marcial”, contou.
O pastor Marcelo Fragoso também se manifestou. “Vocês representam aqui o poder que emana do povo. Se ocupam uma cadeira nesta Casa é porque cada um de vocês se envolveu com projetos sociais”, disse. O pastor acredita que a educação é um fator de muita preocupação e uma ferramenta capaz de mudar o pensamento de uma nação e trabalhar com as novas gerações. “Preciso destacar a importância de cuidarmos das crianças. Que nenhum de nós seja pedra de tropeço, mas facilitadores, criando ambiente harmonioso, de crescimento físico, emocional e espiritual. Somos o maior clube juvenil do planeta, presente em mais de 160 países e com seis milhões de meninos e meninas engajados, nesta faixa etária dos 10 aos 14”, frisou. O pastor ainda pediu que os parlamentares tenham atenção especial com as crianças, visitem as escolas, as ONGS que trabalham esse público. “Que sejamos mão forte para ajudar as crianças – não somente as que estão ligadas à religião adventista. As crianças de hoje serão os líderes de amanhã”, afirmou.
Acompanharam a homenagem da tribuna de honra os voluntários Daiana Lasta Silveira, Igor Machados dos Santos, Edenílson da Silva, Pedro Henrique da Silva Melo, Letícia Chimesque e Lusitânia Lopes da Silva Melo.