Legislativo homenageia os 10 anos do Programa Conexão Esperança

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/11/2023 19h42
08/11/2023 – Criado em 2013 a partir da iniciativa de voluntários vinculados à paróquia luterana Primavera, o Programa Conexão Esperança nasceu com o intuito de oferecer atividades a crianças em situação de vulnerabilidade no bairro Boa Saúde. Ao longo dos dez anos, o projeto evoluiu, com a realização de oficinas e a distribuição de refeições. Entusiasta das ações desenvolvidas, o vereador Enio Brizola (PT) propôs uma homenagem ao primeiro decênio do grupo. A comemoração aconteceu na abertura da sessão ordinária desta quarta-feira, 8.
Legislativo homenageia os 10 anos do Programa Conexão Esperança

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Um ano após o começo do trabalho com as crianças, o Conexão Esperança passou a promover também oficinas de artesanato. No ano seguinte, teve início o Almoço Solidário, com a preparação de marmitas para membros da comunidade local. Com a interrupção das atividades durante a pandemia, surgiu o Mercado Solidário, com a montagem e entrega de cestas básicas. Hoje, o projeto também conta com brechó, horta comunitária, arteterapia, aulas informais de alfabetização para adultos e a ação Quintal Esperança, auxiliando famílias a construírem suas próprias plantações, composteiras e cisternas.

Em sua fala na tribuna, Enio Brizola lembrou que o programa teve sua gênese voltada à escola municipal Irmão Nilo, que recebe a maior parte dos alunos do Residencial Novo Hamburgo. Essa é uma comunidade que enfrenta dias difíceis e que sofre com os impactos das desigualdades sociais. Mas uma igreja decidiu agir, de forma solidária e acolhedora, preocupando-se, primeiramente, em garantir alimentação de qualidade às mais de 300 famílias que fazem parte do Residencial. Depois, desenvolveu outras ações, com foco na autonomia das pessoas e no bem-estar social”, salientou.

O trabalho inicial com os alunos foi ampliado para os pais e atraiu voluntários. Os projetos cresceram, a vida da comunidade melhorou e a violência diminuiu. Obrigado por todo o esforço e que Deus os abençoe grandemente. Precisamos continuar promovendo a vida plena e em abundância”, complementou Brizola.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PP) falou sobre o trabalho social empreendido pelas comunidades luteranas desde a chegada dos primeiros alemães ao Vale do Sinos e enalteceu a diferença provocada pelos voluntários na vida de cada um dos cidadãos atendidos pelo programa. “Com tanta propriedade e benevolência, vocês ajudam essas pessoas a terem mais saúde, educação e qualidade de vida”, colaborou Gerson Peteffi (MDB).

Uma das coordenadoras do Conexão Esperança, coube à representante comercial Claudete Schneider receber de Enio Brizola o quadro comemorativo oferecido pela Câmara em alusão aos dez anos do programa. No momento da entrega, o vereador lembrou que seu envolvimento com o trabalho social já lhe rendeu, em 2019, o título de Mulher Cidadã.

Da tribuna, a voluntária agradeceu o apoio das diferentes entidades parceiras e detalhou o funcionamento das ações que constituem o programa. Sobre o Quintal Esperança, explicou que, além de horta, cisterna e composteira, a iniciativa também ajuda a cuidar do aspecto psicológico das pessoas. Já a respeito do Mercado Solidário, enfatizou o orgulho que circunda o projeto. “É um site onde as famílias, com muita dignidade, podem escolher os alimentos que querem em suas sacolas. Não é um kit pronto. E, hoje, esse trabalho é desenvolvido praticamente por pessoas da própria comunidade”, acrescentou.

Antes de sua despedida, Claudete chamou para o microfone o pastor Natanael Böhm, que atua na paróquia Primavera. “Sou mais um na equipe. Uma equipe grande em que cada um tem sua função e desempenha sua parte de acordo com o dom que Deus lhe deu. Para nós, é uma honra receber esta homenagem. É como alguém nos dizendo que nosso trabalho é importante para todos”, finalizou.

registrado em: