Legislativo homenageia AMO Criança por seus 20 anos de atuação

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/08/2018 12h16
15/08/2018 – A Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança), entidade filantrópica com sede no bairro Hamburgo Velho, completou 20 anos de fundação no último dia 23. Para comemorar a data, a Câmara de Novo Hamburgo prestou homenagem durante a sessão desta quarta-feira, 15 de agosto. A distinção foi proposta pelo vereador Professor Issur Koch (PP) e acolhida pelos demais parlamentares. Issur destacou a importância do esforço voluntário de amparo a crianças e familiares no enfrentamento ao câncer.
Legislativo homenageia AMO Criança por seus 20 anos de atuação

Jaime Freitas/CMNH

São 20 anos de uma história de inúmeros desafios, conquistas, derrotas e vitórias. Foram 289 vidas que passaram pelas mãos da AMO nesse período, permanecendo vinculadas, em média, por cinco anos. A AMO presta um serviço complementar à atuação do Poder Executivo, e com uma presteza e qualidade que dificilmente o Município conseguiria implantar. É uma entidade que trata a pessoa como um todo, amparando o paciente em todos os seus aspectos, além de também atender suas famílias. Se para um adulto encarar o câncer já é difícil, para as crianças e para quem as cerca é ainda mais pesado. São pessoas que abrem seus corações e dedicam sua vida pelo próximo”, frisou Issur.

Raul Cassel (MDB) parabenizou o trabalho realizado e os resultados atingidos ao longo de duas décadas. “Um grupo de pessoas voluntárias que se agrega para tratar o câncer infantil merece todo o nosso respeito e consideração. Duvido que alguma família possa dizer estar preparada para enfrentar um caso de câncer infantil na família. É uma surpresa que surge em nosso caminho e que cria uma tensão e um temor muito grande. Quando o desespero bate, na hora que sai o diagnóstico, a AMO está aí para amparar a família. Tratar o câncer infantil é uma necessidade, e a AMO surge como um apoio ao serviço que a Prefeitura oferece”, salientou.

O presidente Felipe Kuhn Braun (PDT) ressaltou o impacto positivo da instituição na trajetória das pessoas atendidas. “Sabemos que, se fizessem diferença na vida de uma criança, já teriam feito muito. Mas, nesses 20 anos, vocês fazem a diferença na história de dezenas e dezenas de pessoas. A AMO faz as conexões necessárias para proporcionar o tratamento adequado e o enfrentamento da doença. É uma honra tê-los aqui, porque sabemos tudo o que vocês fazem pela nossa comunidade”, completou. “Esse trabalho que vocês fazem é essencial, porque salva muitas vidas. As famílias precisam desse aparelhamento para dar conta do tratamento da doença. As famílias e as crianças necessitam esse amparo e essa assistência”, endossou seu colega de partido, Enfermeiro Vilmar.

A vereadora Patricia Beck (PPS) fez questão de parabenizar os integrantes da AMO. “É sempre bom lembrar e ressaltar pessoas como vocês, que exercem um trabalho inteiramente voluntário, no qual a alegria não está em um retorno financeiro, mas na criança que volta saudável para os braços de suas famílias. O trabalho de vocês fez diferença na vida de tantas crianças, de tantas pessoas, que conseguiram, a partir dessa assistência, encontrar uma luz no fim do túnel. A família precisa estar muito bem preparada, e vocês garantem esse acolhimento. Vocês acabam preenchendo uma lacuna que o serviço público não consegue oferecer. Nós, vereadores, não recebemos demandas de crianças com câncer porque vocês estão lá, antecipando o acolhimento e o amparo a elas e a suas famílias”, enfatizou.

Oscar Colling

O presidente e fundador da AMO Criança, Valdir Marques de Souza, contou sobre casos atendidos pela instituição e aproveitou o momento para recordar o apoio do monsenhor Oscar Colling, falecido no último mês de julho, à entidade. O religioso inclusive foi homenageado pela Câmara em novembro de 2017 pela atuação no projeto Eu AMO Tampinhas, iniciativa baseada no recolhimento e venda de tampas plásticas para subsidiar parte dos serviços prestados pela AMO Criança. “Com a ajuda de nossos apoiadores, atendemos 289 crianças, das quais quatro são mães e um é pai. Algumas pessoas já concluíram seu ensino superior, inclusive a nossa pedagoga. É uma equipe em que um ajuda o outro. Para nós é um grande prazer fazer parte da gestão desse projeto”, concluiu.

AMO Criança

Localizada na rua Vidal Brasil, 1695, no bairro Hamburgo Velho, a AMO Criança presta serviços técnicos gratuitos e especializados a pacientes oncológicos dos municípios de Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A entidade oferece consultas médicas, medicamentos, encaminhamento e transporte para exames e realização de tratamento em hospitais de referência, bem como o acompanhamento terapêutico, social e emocional do jovem e de seu grupo familiar. A AMO conta com uma equipe multiprofissional, prestando serviços nas áreas de oncopediatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia e musicoterapia.

registrado em: