Legislativo entrega Honraria Júlio Redecker a 16 empresas que trouxeram desenvolvimento econômico para Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 13/10/2022 14h59
11/10/2022 – A entrega da Honraria Empresarial Júlio Redecker realizada na noite desta terça-feira, 11, lotou o Plenário Luiz Oswaldo Bender. Pelo segundo ano consecutivo e de acordo com o Decreto Legislativo nº 2/2021, a Câmara de Novo Hamburgo e a comunidade se reuniram em sessão solene em reconhecimento ao trabalho de empreendedores locais – pessoas jurídicas com relevantes serviços prestados para o desenvolvimento econômico da cidade. Em 2022, foram16 iniciativas premiadas. A cerimônia, requerida por Gustavo Finck (PP), foi transmitida ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH.
Legislativo entrega Honraria Júlio Redecker a 16 empresas que trouxeram desenvolvimento econômico para Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Na Mesa de honra do evento estavam presentes o presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, vereador Cristiano Coller (PTB); o deputado federal Lucas Redecker; o autor da solicitação da sessão solene, vereador Gustavo Finck (PP), e a matriarca da família Redecker, Salete Redecker. 

O presidente Cristiano Coller abriu a solene da noite. “É com muito orgulho e satisfação que realizamos esse reconhecimento. Lucas, o teu pai está sendo homenageado também hoje. Nesta sessão, reconhecemos aquelas empresas que fazem muito pelo nosso município, que geram emprego, renda e dignidade para muitas famílias. Nos dias de hoje, todos vocês são vencedores”, destacou. 

Proponente do requerimento, Finck agradeceu a presença de Salete Redecker nesta edição da honraria e ressaltou que Júlio representou muito em sua infância, sendo uma referência para a sua vida política, assim como seu pai. "Eu me preparei para estar aqui como vereador, tendo ele também como inspiração. Esse prêmio vai durar para sempre e será concedido a empresas que movimentam a nossa cidade”, disse. 

Filho do homenageado, o deputado federal Lucas Redecker destacou a importância das empresas homenageadas que, segundo ele, fizeram muito por Novo Hamburgo. Ele também enfatizou a presença na mãe, Salete, nesta segunda edição da premiação. “Meu pai ainda é muito lembrado pelas coisas que fez 15 anos depois após a sua morte. Eu que viajo bastante, estou sempre na estrada, consigo ver isso, o que me dá uma conforto muito grande. Já minha mãe e irmãs não têm essa oportunidade. O trabalho e esforço dele valeu e vai perdurar muito tempo, porque a gente só morre depois que a última pessoa que se lembrar da gente ou de uma ação que fizemos morrer. Por isso, meu pai também está vivo neste momento, por esta honraria”, afirmou. O deputado ainda apontou que o pai sempre dizia para se espelharem e terem como referência na vida as pessoas que construíram um caminho para que a sociedade fosse mais justa. “A família Redecker está muito feliz em estar aqui e homenagear cada um de vocês”, finalizou. 

O vereador Raizer Ferreira (PSDB), autoridades, familiares e amigos dos homenageados e comunidade prestigiaram a solenidade. Lourdes Valim (Republicanos), Felipe Kuhn Braun (PP) e Vladi Lourenço (PSDB) justificaram a ausência. 

"Agradeço a cada pessoa, empresa que acredita, que empreende e gera emprego e renda em nosso município. Vocês fazem o povo prosperar, geram riqueza e mostram o quanto Novo Hamburgo é grande, tem um povo forte, e pode ser o que quiser ser", afirmou o parlamentar.  

Cada parlamentar pôde designar até três homenageadas para receber a premiação em 2022. Ao todo, seis parlamentares fizeram suas indicações. Todas as nomeações foram aprovadas em plenário. 

As empresas homenageadas 

Cristiano Coller (PTB) indicou a Brindes NH, representada pelos proprietários Remidio Klein e Nádia Almeida, Cristian Klein e Catiele Kuhn. “Há mais de 30 anos no mercado, destaca-se  pela inovação e pela fabricação de 100 mil produtos mensais. É a mais lembrada no setor pelo comprometimento e pontualidade”, lembrou. O Grupo Editorial Sinos, esteve representada pelo gestor de conteúdos, João Paulo Gusmão. “A trajetória se iniciou em 20 de dezembro de 1957. Os fundadores cruzaram o Rio do Sinos e fundaram o NH, maior jornal do Grupo, e maior jornal do Brasil fora das capitais. Logo mais veio a Rádio ABC. O Grupo Sinos foi construído a partir da história dos seus veículos”, disse.

Sobre a Informatize Centro Educacional, representada pelos proprietários Fabiana Constante Stoffel e Jorge Luís Stoffel, o presidente passou um vídeo institucional mostrando a trajetória do empreendimento que, atualmente, conta com 50 colaboradores e mais de 100 mil alunos formados. 

Darlan Oliveira (PDT) indicou a empresa Frohlich Construtora e Comércio de Materiais de Construção, representada na cerimônia por Delmar Frohlich. Ele destacou a amizade com os proprietários e a admiração que sente pela história da empresa e pela geração de emprego e renda que ela proporciona ao município. A Mandinho Burger, representada pela sócia-proprietária Jessica Buttenbender, foi outra empresa homenageada pelo pedetista.Toda a família de vocês está inserida e engajada no negócio, nesta hamburgueria de destaque da cidade. Vocês empregam pessoas e também geram renda. A maior gratidão a vocês”, apontou Darlan. Por fim, as congratulações foram para a Rede Arena Centro de Treinamentos e Saúde, representada por Ademir Dallabeta. “Empresa em ascensão e destaque no município. Estou muito feliz por vocês três terem aceitado o convite e o meu reconhecimento”, frisou. Ao final, passou um vídeo das instalações da academia. 

A Monte Sinai Motos, representada na solenidade por Márcio Cardoso e Rochelle Kieling Cardoso e pela filha do casal Amanda Klein Cardoso, foi a homenageada do vereador Gerson Peteffi (MDB). “A noite se repete, mas como diria Júlio Redecker, que tive o prazer de conhecer, a política é dinâmica e a cidade também. Estamos aqui reunidos para saudar empresas, presenças ilustres. A empresa Monte Sinai tem como seu combustível a vontade de vencer, a coragem e a família. Vocês são a mola mestra, fazem a cidade se mover e andar, como disse o Lucas Redecker”, salientou o vereador. Após, trouxe mais informações sobre a história da empresa. Segundo Peteffi, ela é referência no segmento para a região. “Deixa sua marca de ética e trabalho com excelência”, salientou. 

Gustavo Finck prestou homenagem a JCH Assessoria e Participações, representada no evento pelo proprietário João Carlos Hartz e a empresa Luz da Lua, representada por Gilberto Rönnau. O parlamentar agradeceu a presença de todos os homenageados da noite.Estou muito feliz em estar aqui junto a todos vocês, com o Lucas e a Salete, entregando este prêmio de reconhecimento”, afirmou. Outra homenageada do progressista foi a Universidade Feevale, representada pelo reitor Professor Dr. Cleber Cristiano Prodanov. A instituição é reconhecida internacionalmente. Vocês fazem parte da história de Novo Hamburgo. Precisamos avançar juntos e fortalecer a nossa parceria, enquanto governo. Vocês têm muito a nos ensinar. A cidade pode crescer ainda junto a vocês”, analisou Finck. 

O vereador Inspetor Luz (MDB) prestou homenagem a empresa Construtora Cisplan, representada pelo gestor comercial Half Hauschild e também ao Supper Rissul, representada na homenagem por Alex Sandro L.A. da Rosa. Luz lembrou como é fácil notar que o DNA político de Júlio está presente em Lucas Redecker. Sobre o reconhecimento da noite, salientou que a empresa Rissul sempre manteve a missão de proporcionar qualidade de vida aos clientes, o que foi, segundo ele, essencial para o sucesso da empresa, configurando-a como referência regional. Sobre a Construtora Cisplan, destacou que é uma empresa atuante no município há 43 anos. “Desenvolve um excelente trabalho na região e conta com profissionais capazes de realizar os sonhos das pessoas por meio de construções de alta qualidade”.  A empresa Porto do Peixe também foi homenageada pelo emedebista, mas não pode comparecer à solene. A honraria será entregue em momento oportuno. “Há 32 anos se destacando no mercado local, oferendo produtos de excelente qualidade, empenho e dedicação na preparação de refeições de qualidade para a população”, falou. 

As últimas empresas homenageadas da noite foram indicadas pela vereadora Semilda dos Santos – Tita (PSDB). O Mercado do Alemão, representado por Nédio Stahlhofer; a Orvalho Floricultura, representada pelas proprietárias Lúcia Reis e Madalena Scherer; e a Pacheco Borracharia, representada por Deivis Rogério Pacheco. “Três empresas de pequeno e médio porte e que representam muito para o nosso município. Uma empresa pode parecer pouco para a economia, mas juntas são fundamentais”, destacou ao contar um pouco mais da história de cada homenageada. 

Tita ainda falou sobre o político Júlio Redecker, que deu nome a honraria entregue na noite. Todos nós aprendemos muito com o Júlio e é com muito orgulho que falo isso. No meu coração, ele não morreu, permanece conosco e é e será sempre lembrado por tudo que fez pelo nosso município, estado e país. Ele está sempre conosco. Parabéns também ao vereador Finck por ser proponente deste trabalho lindo, por homenagearmos essas empresas especiais hoje. Vocês lutam dia a dia para manter a empresa aberta, são geradores de emprego e renda e, mesmo com a pandemia, não desistiram. Sinta o nosso orgulho em ter vocês em Novo Hamburgo”, finalizou a parlamentar. 

Todas as empresas homenageadas foram agraciadas com um troféu e um certificado. No final da solenidade, o vereador Gustavo Finck entregou flores à esposa do homenageado Júlio Redecker.

Veja a Sessão Solene Honraria Empresarial Júlio Redecker na íntegra:

 

 

Honraria Embresarial Júlio Redecker