Legislativo aprova sugestão de criação do Manual do Paciente no Hospital Municipal

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/03/2018 20h14
28/03/2018 – Os parlamentares hamburguenses apreciaram na sessão desta quarta-feira, 28 de março, o primeiro projeto de sugestão protocolado na Câmara. O expediente é utilizado para a indicação de matérias ao Executivo sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da prefeita. O Projeto de Sugestão nº 1/2018, apresentado por Patricia Beck (PPS) e aprovado por unanimidade em plenário, tem por objetivo a divulgação de regras de atendimento, serviços prestados e outras informações necessárias a pacientes e acompanhantes do Hospital Municipal.

Segundo as disposições, o Manual do Paciente deverá conter informações como telefones de contato; regras aplicadas e direitos concedidos para acompanhantes; horários de visita em quartos, berçários, setores de pediatria, saúde mental e unidades de tratamento intensivo; orientações quanto a cuidados com a higiene para os acompanhantes; horário de visitas de religiosos e para utilização da capela do Hospital; informações sobre o serviço de ouvidoria; dados gerais sobre procedimentos de internação, alta e transferência; e descrição dos serviços oferecidos pelo Hospital. O PSUG nº 1/2018 estabelece ainda a obrigação de que servidores da instituição informem a pacientes e acompanhantes sobre a existência da cartilha e onde pode ser obtida.

Patricia Beck contou que conversou com funcionários e direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) e percebeu uma sinalização positiva quanto à criação de um mecanismo de orientação, especialmente no que se refere à higienização. “O projeto de sugestão cria um manual para o paciente, como já acontece na Unimed e no Hospital Regina. Por que não fazer isso no hospital público também?”, questionou a vereadora. Segundo ela, cobranças só podem ser feitas aos cidadãos a partir do momento em que eles estão plenamente informados sobre seus direitos e deveres. “O principal é conscientizar os pacientes sobre seus direitos, mas também seus deveres. Todos devem auxiliar na limpeza e higienização do Hospital. Mas não podemos fazer cobranças sem uma orientação prévia, por isso a ideia da cartilha”, ressaltou.

Raul Cassel (PMDB) simpatizou com a ideia. “Em primeiro lugar, em um hospital, o foco é o paciente, mas não podemos desconsiderar que muitos precisam de acompanhante. Mas tudo tem um limite”, disse. O vereador lembrou problemas de infecção hospitalar trazidas, muitas vezes, pela falta de higiene. “É realmente pertinente esta cartilha, pois pessoas passam a noite conversando, não respeitam o silêncio ao se deslocar pelos corredores, usam indevidamente os sanitários, fazem festas dentro dos quartos. Há muitos absurdos”, disse o peemedebista.

Professor Issur Koch (PP) parabenizou a vereadora pela preocupação constante em relação aos cidadãos e pediu que o Executivo passe a acatar as sugestões dos vereadores. “Queremos muito ajudar para a construção de uma cidade melhor”, falou. Vladi Lourenço (PP) parabenizou e sugeriu que o manual também seja direcionado às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).