Legislativo aprova repasse financeiro para alimentação de estudantes em escolas filantrópicas

por Maíra Kiefer última modificação 22/07/2019 23h39
22/07/2019 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade em primeiro turno nesta segunda-feira, 22 de julho, projeto de lei do Executivo que autoriza a concessão de R$ 118.442,00, mediante convênio, a cinco estabelecimentos filantrópicos de ensino para a efetivação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O valor, advindo de repasses da União, contempla um total de 1.208 estudantes e é calculado para os 200 dias letivos do ano. O texto será novamente apreciado nesta quarta, dia 24.
Legislativo aprova repasse financeiro para alimentação de estudantes em escolas filantrópicas

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O Projeto de Lei nº 43/2019 abrange alunos, entre os níveis de creche, pré-escola, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, das Escolas de Educação Infantil Cinderela, da Paz e Ideal, da Escola Especial de Novo Hamburgo e do Colégio Marista São Marcelino Champagnat. A Secretaria de Educação e o Conselho de Alimentação Escolar atuarão na fiscalização do uso do auxílio financeiro. Na justificativa, a Prefeitura ressalta que o objetivo do PNAE é suprir ao menos 15% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes, contribuindo para uma melhor aprendizagem e favorecendo a formação de bons hábitos alimentares em crianças e adolescentes.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.