Legislativo aprova realização de seminário antidrogas em escolas

por Jaime Freitas última modificação 21/03/2018 20h38
21/03/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 21 de março, o Projeto de Lei nº 135/2017, de autoria do vereador Inspetor Luz (PMDB), que autoriza o Município a realizar em suas escolas, durante o primeiro semestre letivo, seminários antidrogas, transmitindo aos alunos ensinamentos sobre a nocividade e as consequências do uso dessas substâncias químicas, demonstrando os prejuízos causados à pessoa, à sua família e à sociedade como um todo.

Para a realização das atividades previstas pelo PL nº 135/2017, que poderão englobar também outros eventos e encontros públicos, fica autorizada ainda a firmação de parcerias públicas e privadas. Inspetor Luz destaca que o uso e a dependência de drogas é um problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas em todo o país e que possui uma variedade de consequências sociais.

“O objetivo é chamar a atenção do estudante sobre os prejuízos advindos com o uso das drogas e de todos os efeitos malefícios sociais que ela traz. O jovem é muito vulnerável e o traficante usa de muitos artifícios para convencê-lo a usar substâncias ilícitas e a entrar para um caminho que pode não ter volta”, relatou o autor do projeto, Inspetor Luz.

A grande dificuldade é atingir as pessoas que deveriam ser alvo dessas palestras, mas fica aqui a força da lei para desenvolver uma atividade atrativa, que pode ajudar a mudar um quadro negativo que se alastra por nossa cidade e em nossa sociedade", disse Raul Cassel (PMDB)

A droga tem efeitos diferentes em cada etapa da vida. Na do estudante, pode afetar seu desenvolvimento intelectual, o que irá prejudicar o caminho profissional. O projeto vem ao auxílio dos que buscam combater esse chaga em um momento muito especial do indivíduo”, declarou Issur Koch (PP).

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.