Legislativo aprova divulgação da lista de espera para cirurgias

por Jaime Freitas última modificação 08/05/2019 20h07
08/05/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 8 de maio, projeto de lei que torna obrigatória a publicação oficial da lista de espera para cirurgias agendadas na rede municipal de saúde, bem como a previsão do procedimento. A proposição, elaborada por Inspetor Luz (MDB), retornará à pauta de votações na próxima segunda, dia 13. Se aprovada em segundo turno e sancionada pelo Executivo, a lei proveniente entrará em vigor 180 dias após sua publicação.
Legislativo aprova divulgação da lista de espera para cirurgias

Maíra Kiefer/CMNH

O intuito do Projeto de Lei nº 99/2018, de acordo com o autor, é propiciar uma sistemática mais célere para os cidadãos hamburguenses terem ciência do andamento dos procedimentos cirúrgicos programados, bem como conhecerem sua posição na lista. Além da praticidade, a medida gera maior transparência e atende aos princípios constitucionais da publicidade e eficiência no serviço público.

"Além de facilitar a forma de acesso às informações desejadas pelo próprio cidadão, resulta em uma maior praticidade na medida em que o cidadão poderá fiscalizar o papel dos seus governantes", defendeu Inspetor Luz.

"Esse projeto auxilia os pacientes da cidade de Novo Hamburgo, que agora poderão acompanhar qual é a real situação deles na central de marcação de consultas", pontuou Enfermeiro Vilmar (PDT).

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.