Legislativo aprova denominação de praça no bairro Liberdade
Natural de Carazinho, Zarth residiu em Novo Hamburgo por mais de duas décadas. Na cidade, deu sequência a uma trajetória pessoal de dedicação ao voluntariado. Uma das lideranças do movimento Lions Clube, conduziu dezenas de projetos sociais voltados às pessoas mais carentes e necessitadas. Em 2010, fundou o Barc, no qual exerceria os cargos de presidente e vice ao longo dos anos seguintes. Zarth faleceu em 25 de janeiro de 2021, aos 72 anos, em decorrência de complicações pós-operatórias. Ele deixou esposa, dois filhos e uma neta.
“Propusemos este projeto para marcar o nome de uma pessoa muito importante. A semente plantada por Antonio na cidade de Novo Hamburgo segue florescendo todos os dias. Se não tivéssemos o Banco de Alimentos, não conseguiríamos colocar comida no prato de tantos hamburguenses”, afirmou Raizer Ferreira.
Felipe Kuhn Braun (PP) contou ter convivido com Zarth tanto na faculdade de Direito quanto em seus trabalhos voluntários. “Lembro-me dele sempre como uma pessoa muito centrada, dedicada e parceira. Um líder. Esta homenagem é deixarmos seu nome registrado para sempre”, celebrou.
Esposa de Antonio, Clari Zarth recordou o empenho de seu marido na consolidação do Barc e na realização de atividades sociais pelo Lions Clube. “Meu marido foi um grande líder e amava Novo Hamburgo. Ele sempre se preocupou muito com o Banco de Alimentos. Trabalhamos juntos no começo, descarregando caminhão e fazendo tudo. O Lions e o Banco de Alimentos eram tudo para ele. Para nós, é uma grande honra essa praça”, agradeceu.
Leia na íntegra o PL nº 47/2022.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.