Lar São Vicente de Paula: solene marca importância social dos 30 anos de história da entidade

por Tatiane Souza última modificação 12/07/2024 01h03
11/07/2024 – “Neste dia tão frio do lado de fora e tão caloroso aqui dentro, homenageamos os 30 anos de história do Lar São Vicente de Paula”. Essa foi a frase que abriu a sessão solene desta quinta-feira, 11, quando o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), autor do reconhecimento, subiu à tribuna do Plenário Luiz Oswaldo Bender. Prestigiada por parlamentares, integrantes do lar e comunidade, a homenagem marca a importância desta entidade de acolhimento a idosos com menor condição financeira ou em situação de vulnerabilidade social. Desde julho de 1994, quando foi criada, a instituição cresceu e se fortaleceu na força de voluntários que trabalham diariamente para garantir cuidado e carinho aos que mais precisam.
Lar São Vicente de Paula: solene marca importância social dos 30 anos de história da entidade

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Aprovado por todos os vereadores, o Requerimento nº 46/2024 garantiu que o Lar São Vicente de Paula, que atualmente abriga 49 pessoas, fosse enaltecido pelo papel social exercido ao longo destas três décadas em prol de Novo Hamburgo e do Vale dos Sinos. A vereadora Semilda dos Santos – Tita (PSDB) representou a presidência da Casa na cerimônia. Os vereadores Cristiano Coller (PP) e Inspetor Luz (PP) também prestigiaram o evento. Lourdes Valim (Republicanos) justificou a ausência e destacou a missão sensível da entidade e o zelo com os idosos internos.

Ao destacar a diferença que a instituição e as pessoas que a compõem fazem na vida de tantos avôs e avós, Felipe Kuhn Braun apontou a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais que atuam no lar. “São três décadas que já se fundem com a história da própria cidade de Novo Hamburgo. Vocês formam uma instituição que serve como única alternativa de moradia para os idosos em vulnerabilidade social e que se sustenta por meio de doações e voluntariado. Enfrentam, diariamente, o desafio de manter as contas em dia e, para isso, firmam parcerias com outras entidades e com a sociedade civil. É um trabalho de união”, ressaltou o progressista. O parlamentar convidou a todos para conhecerem melhor o local e para colaborarem de alguma forma com a sua manutenção, especialmente por meio da destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo do Idoso. “Nós vamos ao lar para dar atenção aos que lá estão, mas somos nós que saímos com as energias renovadas”, afirmou Felipe.

Representando o Lar São Vicente de Paula, compuseram a Tribuna de Honra da sessão solene Maria Cristina Fonseca, 2ª vice-presidente; Pamela Eleine de Campos Moraes, tesoureira; Dionea Clarissa de Souza, 2ª tesoureira; e Kamile Sauthier, assistente social e coordenadora.

Ao usar a tribuna, a vereadora Tita ressaltou a importância de se prestigiar o trabalho da entidade e manifestou a alegria em comemorar a data com o grupo. “O lar é um espaço lindo, e como é bonito perceber o quanto os idosos manifestam o sentimento de serem bem cuidados. É um local que não precisamos nos preocupar se está realizando um bom trabalho, mas que precisamos, sim, ajudar porque sabemos o quanto é difícil cuidar das pessoas da forma como vocês fazem. Muitos chegam ali sofridos, e vocês conseguem fazê-los sorrir novamente”, disse a parlamentar.

Cristiano Coller ressaltou a justa homenagem ao Lar São Vicente. Ele lembrou a responsabilidade da direção da entidade, que sempre fez prestação de contas das verbas indicadas pelos vereadores por meio das emendas parlamentares. “Não é uma instituição municipal. As pessoas que estão lá acolhidas são particulares de baixa renda. A entidade corre atrás de promoções para manter o lar e para proporcionar um atendimento multidisciplinar e os serviços essenciais”, disse. O edil também destacou algumas formas de ajudar o local, em especial a destinação de até 6% do Imposto de Renda. “É rápido, fácil e simples redirecionar essa porcentagem. Doações individuais da comunidade em dinheiro e itens de necessidade básica, além da indicação da entidade no programa Nota Fiscal Gaúcha, são outras formas de contribuir. É preciso vivenciar e conhecer a realidade da entidade”, enfatizou.

Para finalizar a manifestação dos parlamentares, o vereador Inspetor Luz lembrou o histórico cuidado da entidade com todos os idosos. “É marca da instituição que pertence à comunidade. O Lar São Vicente de Paula está apoiado em três pilares: respeito, cuidado e afeto. E é o único no município que acolhe idosos carentes, que não possuem condições de arcar com despesas maiores em outros lugares. Precisamos ajudar para que o trabalho possa continuar. São idosos entre 47 e 97 anos que recebem abrigo, alimentação, vestuário e todo cuidado essencial”, relatou o vereador ao destacar o slogan da entidade: fazer o bem é tudo de bom.

Antes de agradecer pelo reconhecimento, o presidente da instituição, Leonício Fonseca, e toda a tribuna de honra receberam das mãos do proponente um quadro em homenagem à trajetória histórica do lar em Novo Hamburgo.

“Com alegria temos feito a diferença nestes 30 anos. Um dia um grupo de pessoas teve o sonho no qual idosos poderiam ter um lugar de conforto. E esse foi o trabalho de muitas diretorias. É uma história bonita e desejamos que as pessoas cheguem e conheçam nosso dia a dia. Vocês vão se apaixonar por lá como nós também somos. Não fazemos nada sozinhos, somos todos um grupo voluntário, e trabalhamos para que essas 49 pessoas tenham, nesta estação da vida, saúde, conforto, um lugar melhor para dormir. E isso é gratificante”, ressaltou o presidente. Leonício Fonseca destacou, ainda, o desafio que os profissionais enfrentam todos os dias para cuidar dos idosos. “Não recuamos, passamos dificuldades, nos apoiamos e vamos lá. Precisamos de recursos para poder manter seis refeições por dia. Mas reconhecemos o trabalho transparente que realizamos. Cuidar bem dos que estão lá, essa é a nossa missão. Trabalhamos 24 horas com o coração aberto. E recebemos gratidão em troca”, finalizou emocionado.

Histórico

A origem do Lar São Vicente de Paula remonta a 16 de outubro de 1989, quando um grupo de pessoas vinculadas a diferentes segmentos sociais fundou na cidade a Instituição de Amparo e Assistência ao Idoso. O objetivo era preencher uma lacuna no acolhimento à terceira idade. Dois anos mais tarde, a entidade deu início à construção de um prédio de 1.880 metros quadrados, em terreno cedido em comodato pela Prefeitura. Já com o nome de Lar São Vicente de Paula, a instituição recebeu o ingresso dos primeiros idosos no dia 30 de julho de 1994.

Instalado em área arborizada no bairro Primavera, o imóvel dispõe de 15 dormitórios, amplo espaço de lazer, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia industrial, salas de televisão, salão de eventos, enfermaria, consultório médico e ambiente fisioterápico. Gerido por uma diretoria voluntária, o Lar São Vicente conta com 38 funcionários, oferecendo serviços médicos, psicológicos, nutricionais, recreacionais e de enfermagem. Doações podem ser realizadas pelo site www.larsaovicente.com.br.

Assista à sessão solene na íntegra

 

registrado em: