Jovens percebem no Vereador Mirim oportunidade para propor melhorias para a cidade

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/05/2018 19h40
22/05/2018 – Alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental José de Anchieta, de Lomba Grande, participaram da segunda palestra do Projeto Vereador Mirim na tarde desta terça-feira, 22, no Legislativo hamburguense. Estavam presentes o presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT), e o vereador Cristiano Coller (Rede). O principal objetivo da ação é incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara com a comunidade escolar do Município. A ideia é ajudar os estudantes a compreenderem o papel do Poder Legislativo Municipal, contribuindo para a formação da cidadania e para o conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
Jovens percebem no Vereador Mirim oportunidade para propor melhorias para a cidade

Thanise Melo/CMNH

IMG_6938.jpgHoje vocês vão conhecer o que realmente é o trabalho de uma Câmara, entender, por exemplo, expressões como mesa diretora, sessões ordinárias e solenes”, disse o presidente da Casa. Ele lembrou que os estudantes vão realizar uma eleição dentro da escola e poderão perceber o quanto podem colaborar em um processo eleitoral, seja como eleitor, candidato ou cabo eleitoral. “Os eleitos estarão aqui no final do ano, ocupando nossas cadeiras, e poderão fazer a diferença apresentando proposições sobre as demandas do bairro e do Município”, destacou Felipe.

O vereador Cristiano Coller também deu boas-vindas a turma e desejou que dentre eles surjam novas lideranças, futuros vereadores e, inclusive, prefeitos e prefeitas da cidade.

De acordo com o professor de Geografia, Rafael Lopez, os alunos estão curiosos e entusiasmados para entender melhor o projeto. “Ele esclarece muitas questões que os estudantes ainda não sabem, como o funcionamento do Legislativo, como é o trabalho e o que cabe a um vereador fazer, além de diferenciar a atuação dos três Poderes”, disse.

IMG_6982-2.jpgOs alunos participaram de uma palestra na qual a Diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, abordou temas como cidadania, participação popular nas ações da Câmara, processo legislativo e formas de interação com o Legislativo. Os estudantes também receberam lanche e participaram de uma visita guiadas pelos setores da Casa e pelos gabinetes dos vereadores.

Representando a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a coordenadora do Ensino Fundamental, Adriane Luísa Brevia, enfatizou o respeito e confiança no trabalho dos vereadores. Ela destacou que a Câmara é o espaço onde as ideias podem se tornar realidade. “Aqui temos a oportunidade de exercer a nossa cidadania. Eu espero que vocês voltem para a escola, tenham ousadia de pensar e propor ideias que possam melhorar a vida escolar e a cidade de vocês”, ressaltou.

As gêmeas Juliana e Mariana Mengue de Vargas, têm 14 anos, estão no 9º ano e enumeraram diversos benefícios que o Vereador Mirim pode trazer para a cidade. “O projeto é bem interessante porque normalmente as pessoas têm vergonha de expressar suas ideias e o que elas têm em mente para melhorar a vida da comunidade, mesmo percebendo os problemas. Nós, jovens, gostamos de ter voz. E o projeto será muito bom para mostrarmos as nossas ideais”, disse Juliana. Complementando a irmã, Mariana falou que os jovens são o futuro do país, por isso é importante que compreendam como funcionam as instituições e o lugar onde vivem. “Temos sempre de estudar, evoluir e, agora, estamos prestes a votar", finalizou.

Como funciona o Projeto?

O projeto Vereador Mirim é dividido em sete etapas: palestras na Câmara, eleição dos vereadores mirins e suplentes, sessão de diplomação, trabalho em sala de aula entre professores e alunos utilizando o material pedagógico, elaboração das proposições pelos vereadores mirins, ensaio e sessão do Vereador Mirim. Neste ano, 700 estudantes de sete escolas do 5º ao 9º ano participam da primeira etapa desta ação, que culminará no dia 6 de novembro com a Sessão do Vereador Mirim.

Clique para ver a Revista do Vereador Mirim. 

A publicação, feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, foi entregue a todos os presentes.