Jovem premiada em concurso de língua alemã recebe moção de aplauso
O documento destaca o esforço e dedicação de Luíza no estudo do idioma e enaltece seu desempenho no concurso. Moradora de Estância Velha e aluna do Instituto Ivoti, escola que conta com aulas de língua alemã, a jovem teve seus conhecimentos testados a partir da leitura de textos complexos e trava-línguas. “O notável feito de Luíza vai muito além da conquista em uma competição. Trata-se de um marco simbólico para a nossa região, especialmente à luz do legado cultural e histórico deixado pela imigração alemã”, salienta Felipe.
Aprovada por unanimidade em plenário, a Moção nº 37/2025 também recebeu o reforço das assinaturas dos vereadores Cristiano Coller (PP) e Juliano Souto (PL). “É com grande honra que esta casa legislativa reconhece a dedicação, o talento e a disciplina de Luíza. Sua vitória é um testemunho do valor do aprendizado de idiomas e da importância de investir no potencial de nossos jovens”, subscrevem os parlamentares, que fizeram questão de enaltecer também seus pais, o delegado Tarcísio Kaltbach e a psicopedagoga Adriana Carpeggiani Kaltbach.
“Luíza eleva o nome da nossa região no cenário cultural e educacional, mostrando que nossos jovens são capazes de alcançar patamares de excelência e, assim, abrir as portas para o mundo”, prosseguiu Felipe, que contou estar em contato com o Instituto Goethe para a formalização de uma parceria com escolas municipais de Novo Hamburgo. “Não tenho dúvidas de que conseguiremos trazer”, antecipou.
Professora Luciana Martins (PT) falou sobre a importância do estudo de línguas estrangeiras. “É sempre motivo de alegria quando podemos homenagear crianças e adolescentes por seus méritos acadêmicos. Educação e conhecimento são fundamentais. Hoje, dominar a língua alemã é uma forte possibilidade de ter sucesso no mercado de trabalho. Que o exemplo de Luíza possa servir de inspiração para muitos outros jovens”, desejou a vereadora.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.