Jovem esportista destaca importância do Breaking - nova modalidade olímpica para 2024

por Tatiane Souza última modificação 03/11/2021 22h32
03/11/2021 – O vereador Enio Brizola (PT), por meio do Pedido e Indicação de Providência nº 3830/2021, sugeriu na sessão desta quarta-feira, 3, ao Executivo, um estudo para a implantação de um centro de treinamento e convivência de breaking no Município. O parlamentar cedeu seu lugar na tribuna, com a aprovação de todos os vereadores, ao Bily Ânderson. O jovem destacou que é o único esportista em Novo Hamburgo credenciado no Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD). Ele reforçou a solicitação de Brizola tendo em vista que o breakdance passará a integrar as modalidades Olímpicas para Paris em 2024.
Jovem esportista destaca importância do Breaking - nova modalidade olímpica para 2024

Foto: Daniele Souza/CMNH

Segundo o documento de Enio Brizola, cidades e estados do Brasil estão começando a se preparar para ter participação dos interessados à competição. Bily informou que estará presente, nos próximos dias, em um seminário sobre o tema em Maringá, Paraná. “O Breaking já foi muito perseguido pelos agentes públicos. Quem era pego dançando na rua, apanhava. Foi muito discriminado. Eu estou aqui lutando pelo nosso espaço e estou muito feliz em falar sobre isso. É uma modalidade que envolve inclusão social. Ele proporciona que crianças e jovens criados em zonas de risco tenham outra história. O esporte dá perspectiva de vida, salva das ruas e muda o caminho das drogas e do crime. Peço um olhar com carinho do Poder Público para isso. Se tivéssemos um lugar de fácil acesso no centro da cidade, como o ginásio municipal, seria muito bom”, descreveu. 

História do Breaking

O Breaking é um estilo que está ganhando o seu espaço cada vez mais. Dançarinos que desenvolvem manobras acrobáticas conforme as batidas da música manifestam seus estilos e suas características em batalhas e rachas que acontecem de forma individual ou em grupo, esse estilo de dança é um dos pilares da cultura Hip Hop sendo um importante elemento.

Criada por Afroamericanos, latinos e imigrantes, o Breaking nasceu no bairro do Bronx na cidade de Nova York, se ramificou pelo mundo inteiro através de clipes e filmes na década de 70 é muitos dançarinos começaram a surgir, são eles chamados de B.boys e B.girls, creditado a Kool Herc, considerado um dos nomes mais importantes na criação da cultura Hip Hop.

Movido por músicas como Original Funk, Groove, Latinas e Africanas, o Breaking tem consigo seus atributos, fundamentos básicos e conceitos, e partindo dai os B.boyse B.girls manifestam seus estilos e características, tendo como objetivo estimular sua criatividade criando combinações únicas.

A chegada do Breaking no Brasil aconteceu na década de 80, mais precisamente em 1982/1983, e o estilo se expandiu de maneira significativa hoje com vários adeptos dessa dança, tendo representatividade em todo o território brasileiro, que participam de competições solo e em crew (grupo) dentro e fora do país.

Saiba mais no site: http://www.cndd.org.br

registrado em: