Jayme Correa Francisco pode virar nome de rua em Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/04/2022 16h46
14/04/2022 – O vereador Ito Luciano (PTB) apresentou no final de março projeto de lei que dá nome à rua 4 do loteamento Excel, no bairro Canudos. O parlamentar sugere homenagem ao funcionário público Jayme Correa Francisco, que atuou como fiscal na Prefeitura de Novo Hamburgo entre as décadas de 1960 e 1990. A proposta teve sua ementa lida durante a sessão plenária do último dia 6 e deve ser objeto de análise de duas comissões permanentes nas próximas semanas.
Jayme Correa Francisco pode virar nome de rua em Canudos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascido em 24 de janeiro de 1928, no município de General Câmara, Jayme consolidaria sua vida pessoal e profissional em Novo Hamburgo. Conheceu na cidade sua esposa Lezi, com quem teve seis filhos, dez netos e seis bisnetos. Na Prefeitura, trabalharia durante 34 anos, entre 1961 e 1995. De bom convívio com seus colegas, deixou a Administração sob o apelido carinhoso de Tio Jayme. Após a aposentadoria, aproveitou os últimos meses de vida ao lado da família. Jayme faleceu na véspera do Natal de 1997, perto de completar 70 anos.

A rua 4 do loteamento Excel, que pode ser batizada em homenagem ao servidor público, é uma via sem saída com início na rua América, entre as ruas Samuel Morse e Santo André.

Leia na íntegra e acompanhe a tramitação do Projeto de Lei nº 24/2022.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: