Indicação de projeto ao Executivo quer garantir aos pacientes o direito a acompanhante

por Jaime Freitas última modificação 31/07/2023 22h17
31/07/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 31, o envio de uma sugestão de projeto de lei à prefeita Fátima Daudt. A minuta, elaborada pelo vereador Inspetor Luz (MDB), busca assegurar aos pacientes o direito a acompanhante em ambientes próximos a salas cirúrgicas, consultórios e locais para exames ou outros procedimentos médicos. Válida para unidades de saúde públicas e privadas, a prerrogativa só poderia ser negada caso a permanência implique agravo à saúde das pessoas presentes no recinto.
Indicação de projeto ao Executivo quer garantir aos pacientes o direito a acompanhante

Foto: Daniele Souza/CMNH

Este projeto de sugestão vem informar, pedir ao Executivo assegurar a presença de acompanhantes aos pacientes em cirurgias, consultas e demais procedimentos médicos nas unidades de saúde do município”, informou o autor da matéria, Inspetor Luz.

Aprovado em votação única, o Projeto de Sugestão 2/2023 segue agora para avaliação do Executivo, que deve analisar e responder sobre a viabilidade da proposta dentro de 90 dias. “O objetivo da presença de um acompanhante é proteger tanto o profissional quanto o paciente de possíveis desconfianças ou abusos por quaisquer das partes”, explica Luz. O descumprimento da norma acarretaria a aplicação de advertência e multa, partindo do valor de mil reais.

 

Projeto de sugestão

O expediente é utilizado para a indicação de matérias sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da prefeita, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a Ordem do Dia.

registrado em: