Indicação de professor em premiação internacional recebe moção de aplauso
Batizada com o nome de Calixcoca, a vacina terapêutica promete ajudar no tratamento da dependência química às duas substâncias. A formulação é trabalhada por Garcia desde 2015. O estudo já passou por testes pré-clínicos em ratos, que revelaram a produção de anticorpos anticocaína. O pesquisador é um dos finalistas ao Prêmio Euro Inovação na Saúde. Ele concorre a 500 mil euros, valor que será concedido ao grande destaque desta edição.
Proponente da Moção n° 33/2023, Tita destaca o empenho de Garcia e sua equipe de pesquisa. “Reconhecemos o esforço em ajudar a curar uma população que está doente e salvar a nossa sociedade dessa epidemia que é a dependência química”, relatou a autora na tribuna.
Ao ocupar a tribuna, a vereadora reforçou que não há medicamento específico para solucionar o problema. Ela ressaltou o orgulho de saber que o estudo foi desenvolvido no Brasil. “Fiz essa moção pela grandeza dessa pesquisa”, sinalizou. A iniciativa da parlamentar foi aplaudida pelos colegas que pediram para assinar junto o documento.
O médico Gerson Peteffi (MDB) explicou que a vacina interfere no sistema autoimune, produzindo anticorpos que se ligam à cocaína e ao craque impedindo que transpassem a barreira hematoencefálica do cérebro, interrompendo a dependência. Para ele, a descoberta pode futuramente render um Prêmio Nobel devido à importância e repercussão na saúde pública mundial. Assim como o parlamentar emedebista, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também acredita que a premiação concedida na Suécia aos principais pesquisadores do mundo pode vir a ser dada a esse projeto. Darlan Oliveira (PDT) mencionou o impacto que a dependência química gera na vida dos familiares dos usuários de drogas, uma batalha que precisa ser vencida todos os dias.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.