IFSul Novo Hamburgo comemora 10 anos e celebra conquista de nova sede

por Tatiane Souza última modificação 02/04/2025 21h03
02/04/2025 – No último dia 26, o câmpus Novo Hamburgo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) completou dez anos da abertura de seu primeiro curso técnico. A cerimônia organizada para celebrar a data também marcou o anúncio da nova sede da instituição, com construção prevista para terreno doado pela Trensurb em frente à estação Novo Hamburgo. Presentes ao evento, os vereadores petistas Enio Brizola e Professora Luciana Martins decidiram prolongar as comemorações com uma homenagem no início da sessão plenária desta quarta-feira, 2.
IFSul Novo Hamburgo comemora 10 anos e celebra conquista de nova sede

Foto: Daniele Souza/CMNH

Em seus pronunciamentos, os parlamentares enalteceram a conquista do novo espaço. Além do acesso facilitado, a expectativa é pela introdução de cursos de graduação e a criação de mil novas vagas para estudantes. Localizado atualmente no bairro Industrial, o IFSul Novo Hamburgo possui hoje cerca de 400 alunos. 

Enio Brizola destacou a justa homenagem e a importância do curso de Mecatrônica (mecânica, eletrônica, elétrica e informática), que completa 10 anos em Novo Hamburgo. Segundo ele, o curso foi criado a partir das necessidades do mercado de trabalho. “Nossa cidade é a principal cadeia produtiva do setor coureiro-calçadista. Acompanhando as edições da Fimec, percebemos o avanço da Indústria 4.0, da robótica, da eletrônica e da informática. Hoje, quem não estiver qualificado adequadamente está fora do mercado de trabalho. O governo federal criou mais de 100 institutos no país e, aqui, para nossa felicidade, temos um instituto com dez anos de funcionamento. Lembro também dos cursos de extensão, como eletricidade doméstica, qualificação dos profissionais de ensino, inglês e espanhol, que contribuem para a formação na cidade. É um ensino público, gratuito, laico, de muita qualidade e com perspectivas de futuro. Uma escola que promove inclusão, qualificação e formação no Ensino Médio, além de oferecer boas oportunidades para a graduação. Foram 10 anos de muita luta pela consolidação deste projeto de educação. Neste país, para termos, de fato, crescimento, precisamos fortalecer muito mais a nossa educação, especialmente a profissional, técnica e qualificadora, que prepara mão de obra e oferece perspectivas de futuro para a nossa juventude”, apontou. 

A professora Luciana Martins agradeceu à luta de toda a comunidade e daqueles que se envolveram para que, hoje, os 10 anos do instituto pudessem ser comemorados. “Quando a gente fala do IFSul e vê sua missão escrita — implementar processos educativos públicos e gratuitos de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem a formação integral, mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico, ampliando as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social —, é fantástico. Esse é o propósito da educação. É o que muda a vida de jovens e adultos. Que possamos construir uma nova sede, com um prédio projetado. A educação precisa que a gente valorize e crie possibilidades”, ressaltou.

Felipe Kuhn Braun (PSDB) parabenizou todos que fazem parte da história do IFSul, destacando sua dedicação e impacto na educação de Novo Hamburgo.“É uma instituição de grande importância, com uma década de serviços prestados ao município e à formação de jovens que, no futuro, farão ainda mais pela nossa cidade.” 

Criado em 2008 com foco na educação profissional, o IFSul conta com 14 câmpus espalhados pelo estado. Em Novo Hamburgo, as atividades tiveram início com a inauguração do curso técnico em Mecatrônica, escolhido de forma participativa e democrática. Hoje, já são dois cursos técnicos integrados ao ensino médio ou subsequentes, além de cursos de extensão e especialização em Educação pela Pesquisa. 

A ideia é de que a nova sede hamburguense seja equipada com dois prédios e uma quadra esportiva, totalizando investimento próximo a R$ 15 milhões. 

O diretor do Instituto, Joel da Silva Rodrigues, salientou que o momento é significativo e valoriza uma década de dedicação ao campus do município. “A parceria entre as instituições é essencial para a construção de um futuro promissor. O campus Novo Hamburgo iniciou sua implantação em 2014, com a oferta de 161 vagas em cursos de formação continuada, e, em março de 2015, deram-se início às atividades do curso de Mecatrônica. A instituição se estabeleceu na cidade com o propósito de contribuir para a qualificação socioeducacional das comunidades e do Vale do Rio dos Sinos. São dez anos de história, desafios superados e sonhos realizados, sempre com um compromisso inabalável com a educação pública, gratuita e de qualidade. Desde sua fundação, o IFSul NH tem sido um espaço onde se constrói, juntos, um futuro melhor. Nossa missão é clara: oferecer ensino técnico e superior de excelência, promovendo oportunidades para jovens e adultos e contribuindo para o desenvolvimento da nossa comunidade. Vimos nossos alunos se destacarem em diversas áreas do conhecimento, conquistando prêmios, ingressando no mercado de trabalho e nas universidades, tornando-se profissionais qualificados e cidadãos críticos e participativos. Em 2024, recebemos a notícia de que nosso campus foi reconhecido como a segunda melhor escola do Rio Grande do Sul e a 39ª do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023.”

Rodrigues também lembrou os desafios enfrentados ao longo dos anos, como a pandemia e a enchente, mas destacou a resiliência da instituição. “Acreditamos no poder transformador da educação e no papel de uma instituição de ensino como um farol de esperança, um espaço de acolhimento e crescimento profissional”, afirmou. 

A estudante do curso de Mecatrônica, Gabriela Ribeiro de Moraes, contou sua história com o instituto e o que a motivou a ingressar na instituição. “Me trouxe muito mais oportunidades do que eu imaginava, tanto na formação técnica quanto no desenvolvimento humano. O IF abre portas, e estar aqui hoje é muito importante para celebrar esses 10 anos. Que o novo campus possa abrir caminhos para a educação e para o mercado de trabalho”, finalizou a jovem. 

Os estudantes Francisco Cavalheiro, Bianca Nievinski Anton, Isabela Arend e Mariana kroeff, além do chefe de ensino, Yuri das Neves Valadão acompanharam a homenagem da Tribuna de Honra.