Homenagem da Câmara dá sequência às comemorações de 25 anos da AMO Criança
Citando o Dia da Caridade comemorado em 19 de julho, Tita ressaltou que não haveria mais bela data para fazer o reconhecimento a entidade. “A AMO nunca para, está sempre a mil, repleta de projetos, atividades e prestação de serviços técnicos e especializados às crianças em tratamento do câncer e a seus familiares. Vocês têm meu coração e respeito”, disse a vereadora, enumerando diversas qualidades da entidade. “A AMO é referência para nós hamburguenses e para todo o Vale do Sinos. Como diz o seu slogan, é puro amor e pura força. Desejo que tenha mais voluntários, doações, destinação de verbas para que possa seguir crescendo e prosperando”, desejou a tucana que, logo após, apresentou um vídeo institucional da Associação.
Felipe Kuhn Braun (PP) falou em nome da bancada progressista e enfatizou como os voluntários fazem diferença na vida de tantas famílias. “Que esse trabalho continue com vigor, força e muito fé. Em toda a trajetória, milhares de crianças, jovens e famílias atendidas. Maravilhoso trabalho, parabéns”, disse.
O emedebista Gerson Peteffi também falou em nome de diversos colegas e reforçou a frase da vereadora Tita que apresentou a AMO Criança como o símbolo do amor em Novo Hamburgo. “Fico emocionado só em lembrar desta trajetória de 25 anos e de todos os colaboradores da associação que trabalham dia e noite. Vocês merecem nossas orações, são pessoas abençoadas, nosso pleito de gratidão. Desejamos muita saúde a todos, perseverança, força de vontade e que sejam abençoados durante a caminhada”.
Lourdes Valim (Republicanos) ressaltou que a AMO é nascida do amor. “Vocês são anjos. Atendem a tantas pessoas não apenas com tratamento, remédios e terapias, mas com amor. O câncer é uma doença triste e árdua, mas vocês ofertam carinho e assistência social a quem precisa”, frisou a vereadora que também parabenizou a associação pelas ações de arrecadação de alimentos, pelo brechó e pela campanha de arrecadação de tampinhas.
Ricardo Ritter – Ica (PSDB) afirmou que os homenageados são merecedores de todos os louros e palavras bonitas ditas. “Temos de reconhecer a dedicação e o trabalho de vocês. Não é fácil administrar uma entidade que depende muito de doações. Muito obrigado pela perseverança de vocês”, apontou. Ica lembrou que a Câmara destina, por meio das emendas parlamentares, recursos anuais à AMO Criança, mas disse que é sabedor que a entidade precisa de mais verbas.
Voluntária da associação, Carla Rosana da Silva disse que se emocionou mais do que previa durante a homenagem. “Vocês conhecem nosso trabalho e sabem que ele tem o propósito de proporcionar vida, alegria e saúde às crianças e às famílias que atendemos”. Ela ressaltou que somente no ano passado, a Amo atendeu 49 famílias, o que compreende 176 pessoas, com serviços como psicologia, nutricionista e arteterapia. Carla frisou que a mãe de uma criança ou jovem doente geralmente perde o emprego quando o filho está em tratamento – o que dura cerca de cinco anos. Ela explicou que todos os procedimentos e tratamento são realizados em Porto Alegre. “A renda familiar reduz muito e nós ajudamos com alimentos, material escolar, roupas e os remédios. Todos os assistidos pela associação são pacientes SUS, mas eles saem do hospital com a receita médica e não com o remédio. Nestes 25 anos, a AMO faz o que faz e com tanto amor porque temos uma equipe muito dedicada e que entende, realmente, o nosso propósito”, finalizou a voluntária.
Presidente da associação, o médico Valdir de Souza recebeu em nome da entidade um quadro de homenagem da vereadora Tita. Ele agradeceu a comunidade de Novo Hamburgo e os parceiros que ajudam há tanto tempo a AMO Criança. Além do presidente Romeu Vilmar Strassburger, Carla Rosana da Silva, Valdete Ale Ody e Vera Foscarini acompanharam a homenagem da Tribuna de Honra.
Localizada na rua Vidal Brasil, 1695, a AMO Criança presta serviços técnicos especializados a pacientes oncológicos com idades entre 0 e 18 anos. A entidade oferece consultas médicas, remédios, encaminhamento e transporte para exames e tratamentos em hospitais de referência, bem como o acompanhamento terapêutico, social e emocional do jovem e de seu grupo familiar. Para dar conta de suas atividades, a AMO dispõe de uma equipe multiprofissional, atuando nas áreas de oncopediatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia, arteterapia e musicoterapia.
A TV Câmara foi até a Amo criança para mostrar as atividades e ações desenvolvidas. Assista ao programa Vitalidade na íntegra: