Homenagem da Câmara antecipa comemorações aos 60 anos da Apae em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 21/06/2023 21h46
21/06/2023 – Uma das principais entidades socioassistenciais da cidade, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo completa 60 anos de atuação no dia 28 de agosto. Nesta quarta-feira, 21, a pouco mais de dois meses das festividades, a Câmara deu início às comemorações com uma homenagem aos serviços prestados por seus profissionais e voluntários ao longo das últimas seis décadas. A cerimônia ocorreu no início da sessão plenária, a pedido do vereador Felipe Kuhn Braun (PP).
Homenagem da Câmara antecipa comemorações aos 60 anos da Apae em Novo Hamburgo

Crédito: Tatiane Lopes/CMNH

Fundada em 28 de agosto de 1963, a Apae de Novo Hamburgo atende pessoas de diferentes idades com entraves no desenvolvimento de seus ciclos de vida, em serviços prestados de forma gratuita e com propostas para cada singularidade. Atualmente, a associação oferece ações de assistência social, atendimentos de sua clínica interdisciplinar (composta por profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e serviço social) e o trabalho de sua Escola Especial. Com 19 turmas, subdividas conforme idades e perfis, o educandário conta com profissionais e monitores focados na promoção da socialização e no desenvolvimento da autonomia.

Felipe Kuhn Braun ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela APAE, destacando que a associação atende hoje mais de 300 pessoas. “Todos nós conhecemos o trabalho sério, de amor e dedicação, que esta entidade realiza pelas crianças, jovens e adultos excepcionais. Os pais se organizaram e criaram esta associação e fazem de tudo, dedicam seu tempo, sua vida e sua rotina. É uma missão estar lá fazendo com que as portas estejam abertas para atender as crianças e adolescentes que precisam de amparo”, disse o parlamentar, que falou em nome do seu colega de partido, Gustavo Finck, e da vereadora Lourdes Valim (Republicanos).

É um prazer poder falar da Apae pois temos inúmeros exemplos de superação e de inclusão. A instituição tem um papel fundamental na nossa cidade, pela quantidade de atendimentos que faz e pelo legado que tem construído”, frisou Raizer Ferreira, que falou em nome da bancada do PSDB.

Vocês são perseverantes. Sei do empenho que a instituição tem no cuidado de quem precisa. São por pessoas como vocês, pais, amigos, fundadores, presidentes, diretores, professores, membros da diretoria, voluntários e parceiros, que a Apae se tornou uma instituição tão forte e tão importante, levando respeito às diferenças, fazendo com que a inclusão seja um direito de todos”, destacou Inspetor Luz, que falou em nome dos colegas Cristiano Coller (PTB) e Enio Brizola (PT).

Após a fala dos parlamentares, foi entregue pelas mãos do vereador Felipe Kuhn Braun um quadro em alusão à homenagem ao presidente da Apae de Novo HamburgoRodrigo Evandro da Silva.

O presidente da APAE agradeceu a oportunidade e o apoio da comunidade nos últimos 60 anos da entidade. Ele destacou que a APAE continua a acolher pessoas com deficiência intelectual múltipla e autistas sem distinção de idade e relatou que, embora a escola pública tenha se esforçado muito pela inclusão social, ainda assim não consegue ter um alcance de inclusão como o da Apae. “Fico feliz e honrado em participar da direção da Apae no ano em que comemoramos seis décadas de existência. A instituição cumpre uma missão de ajudar no processo de independência e autonomia dos alunos, como também potencializar, não a deficiência, mas o que o indivíduo tem de melhor, respeitando a individualidade e o tempo de cada um”, relatou Rodrigo Evandro da Silva

Nós vamos continuar na luta, com a nossa disposição, amor, afeto e carinho de mulheres e mães, homens e pais. Nós esperamos que esta Casa continue nos acolhendo e nos apoiando através de políticas públicas voltadas para o nosso público, os ditos especiais”, ressaltou Carlos Luís Spingler, diretor Geral da Apae.

A cerimônia ainda contou com a apresentação de um grupo de danças alemãs e uma atividade de integração com os parlamentares e o público presente na sessão. 

Clique e confira a as imagens da galeria da homenagem:

60 anos da Apae em Novo Hamburgo

registrado em: