Homenagem aos 35 anos da Veiga Sul destaca trajetória de inovação e responsabilidade ambiental

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/11/2023 20h30
1º/11/2023 – Por iniciativa da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), a Câmara de Novo Hamburgo abriu sua sessão plenária nesta quarta-feira, 1º, com uma homenagem à empresa Veiga Sul. Com sede no bairro Canudos, a fábrica de maquinários completa 35 anos de história em 2023. Em seu discurso, a proponente destacou não apenas a evolução do negócio, criado no porão de uma casa, mas também suas mudanças de curso, sempre em direção à responsabilidade ambiental.
Homenagem aos 35 anos da Veiga Sul destaca trajetória de inovação e responsabilidade ambiental

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Idealizada em 1985, mas posta em prática apenas três anos mais tarde, a Veiga Sul iniciou suas atividades como uma empresa de manutenção e prestação de serviços. Por duas décadas e meia, atuou em diferentes segmentos, como alimentos, papel, calçado, compressores e redutores. Agora focada na fabricação de equipamentos para borracha e reciclagem, a Veiga disponibiliza tecnologias para o reaproveitamento de resíduos sólidos, transformando vários tipos de plásticos em produtos com valor agregado.

Aos 35 anos, o grupo Veiga Sul segue investindo em nossa amada cidade. Parabéns aos sócios e a todos os seus colaboradores por estarem sempre em busca de soluções inovadoras pensando no meio ambiente. O planeta agradece por tudo isso”, ressaltou Lourdes, que entregou um quadro comemorativo às mãos do diretor da empresa, Mauro da Veiga.

Da tribuna, ele explicou que a produção de maquinários no segmento da borracha pôde financiar o sonho do grupo de investir em soluções para a gestão do lixo. A concepção de uma usina de processamento de resíduos, já implementada na cidade catarinense de São Bento do Sul, é motivo de orgulho para o diretor. “Posso dizer com convicção que, dentro de Novo Hamburgo, nasceu uma empresa que resolveu o problema do lixo. E eu posso provar, para quem quiser, que temos a tecnologia. A partir de agora, começaremos a nos aproximar das prefeituras locais para mostrar essa solução”, salientou.

Veiga também aproveitou para compartilhar a homenagem com todos os hamburguenses que tentam abrir e conduzir seus próprios negócios. Todo empreendedor neste país tem uma história parecida. É praticamente uma história de super-herói. Política, economia, pandemia: sofremos muito nesses altos e baixos para manter a empresa em pé e evoluindo”, frisou.

registrado em: