Hamburguense é destaque no Festival Nacional de Breaking

por Maíra Kiefer última modificação 06/07/2022 20h46
06/07/2022 – O atleta paralímpico Bily Ânderson conquistou em junho o segundo lugar na Batalha Especial do Festival Nacional de Breaking, evento realizado em Ceilândia, no Distrito Federal. Orgulhoso de sua participação, o hamburguense foi convidado pelo vereador Enio Brizola (PT) a fazer uso da tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira, 6. O breaking, estilo de dança diretamente ligado ao hip-hop, fará sua estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Paris, em 2024.

“Queremos entregar esse requerimento para teres recordação desse momento importante. Acima de tudo agradecemos por representares tão bem a nossa cidade”, disse Brizola ao entregar um quadro ao atleta.

O parlamentar elencou as dificuldades enfrentadas pelo jovem, oriundo de uma família humilde. Para participar das competições, o rapaz vende rifas, pede apoio e contribuições para conseguir viajar a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, conforme relatou o vereador.

Diagnosticado com Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e autismo de grau leve, Bily contou sobre o preconceito enfrentado devido a sua condição e defendeu o apoio do poder público e da iniciativa privada para o crescimento do esporte no país.

Preciso mostrar para todo mundo que é possível sonhar. Brasília me coroou como vice-campeão e estou feliz por estar aqui. Sofri preconceito grande por ter TDAH e ter autismo. Sei das pessoas que tentam nos humilhar por sermos diferentes. Ter a cidade onde nasci me reconhecendo já é uma conquista para mim. Espero voltar talvez um dia com um título mundial”, afirmou Bily, com lágrimas nos olhos, revelando sonhar com uma distinção concedida pelo Parlamento estadual.

A conquista do jovem foi enaltecida durante a sessão plenária por vários parlamentares. Raizer Ferreira (PSDB) declarou ser um orgulho ver um jovem ter sua caminhada culminar em um título. “Temos certeza que você vai muito longe”, finalizou.

“É o choro de um campeão. Queríamos te indicar para o Prêmio Mérito Esportivo, por sugestão do presidente Cristiano Coller”, antecipou Gustavo Finck (PP), mas a distinção é destinada exclusivamente a primeiros colocados. Contudo, segundo Finck, uma homenagem será prestada pelo exemplo que ele é para muitos jovens, que moram na periferia e vivenciam inúmeras dificuldades.

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) falou que aqueles que outrora praticavam bullying agora estavam vendo a conquista do atleta e pediu para Bily fazer uma breve apresentação no Plenário. Para Felipe Kuhn Braun (PP), Bily é um exemplo de superação para muitas pessoas que sem ter dificuldades encaram os obstáculos como barreiras intransponíveis. “Continue indo além’, concluiu.

A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) acredita que, além de se tornar referência para todos os jovens do país, Bily ainda trará mais troféus e alegrias para Novo Hamburgo.

O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), e Fernando Lourenço (Avante) falaram sobre a importância do breaking ter se tornado esporte olímpico e como isso poderá estimular outras pessoas a se dedicar à prática.

 

registrado em: