Hamburguense conquista título de 2ª Prenda do Rio Grande do Sul

por Tatiane Souza última modificação 01/06/2022 19h46
1º/06/2022 – A cidade de Bagé reuniu mais de 80 jovens entre os dias 19 e 21 de maio para a 51ª Ciranda Cultural de Prendas. O concurso estadual definiu a escolha das representantes da mulher tradicionalista. Após dois dias de provas, a hamburguense Dienifer Canabarro, da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, obteve o título de Segunda Prenda Adulta. A conquista foi enaltecida pela Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 1º.
Hamburguense conquista título de 2ª Prenda do Rio Grande do Sul

Foto: Daniele Souza/CMNH

A convite do vereador Enio Brizola (PT), Dienifer ocupou a tribuna e falou sobre a disputa. “Este momento é de gratificação e felicitação. Sabemos que o Movimento Tradicionalista está aqui, representa a nossa cultura e precisa do apoio Legislativo. A ciranda tem diversos objetivos, como a valorização da nossa cultura, história, geografia e tradição do nosso estado. Quero ressaltar a importância de fazer parte daqui, representar a nossa região, a Sociedade Gaúcha de Lomba e o município”, disse Dienifer. 

Ela ressaltou que em março do ano que vem, prendas e peões de todo o Rio Grande do Sul estarão reunido aqui em Novo Hamburgo para o 35º Seminário Estadual de Prendas, no qual serão trabalhados diversos temas de relevância para a juventude. 

Semilda dos Santos – Tita (PSDB) usou a palavra para parabenizar a prenda pela representação das mulheres gaúchas. “Que essa geração continue mostrando a nossa cultura e o tanto que queremos preservá-la”. 

Felipe Kuhn Braun (PP) parabenizou Dienifer pelo trabalho e por representar Novo Hamburgo. Ele ressaltou a importância do Movimento Tradicionalista Gaúcho para o desenvolvimento do estado. “Reflexo do teu trabalho, parabéns pelo título e pelas conquistas”, elogiou. 

Ricardo Ritter – Ica (PDT) saudou a prenda e fez questionamentos sobre os requisitos necessários para alcançar o título e também quais as atribuições que as eleitas têm durante gestão. Dienifer explicou que a ciranda é realizada em três etapas até chegar o nível estadual. “Realizamos prova escrita, redação, mostra folclórica com banca avaliadora, prova artística, declamar, cantar ou tocar, dança tradicional e de salão, e prova de oratória. E durante toda a caminhada, realizamos o relatório de atividades e vivências, no qual colocamos todos nossos projetos. Ser prenda é responsabilidade muito grande, como se fosse a rainha e as princesas do Rio Grande do Sul. Representantes da tradição, o exemplo, tudo que fazemos reflete na criança e no jovem que segue nossos caminhos. Também durante o ano, teremos diversas oportunidades de levar o nome de Novo Hamburgo aos quatro cantos do estado”, contou a prenda. Ao todo, nas categorias mirim, juvenil e adulta 84 candidatas disputaram a 51ª Ciranda Cultural de Prendas. 

Gerson Peteffi (MDB) destacou a importância do título e a inteligência e teor cultural da homenageada. “Em um concurso como esse, ficar vice é uma honra muito grande. Parabéns. Temos orgulho da sua presença aqui na Câmara hoje. Obrigada a todo o tempo que você dedica ao tradicionalismo”, disse. 

Enio Brizola (PT) destacou a trajetória da prenda no movimento tradicionalista gaúcho.Você nos enche de orgulho e é uma honra para a nossa região. Aqui está o resultado também dos patrões que integram o grupo, homens e mulheres, nesta competição saudável, muito criteriosa, que avalia conhecimento, engajamento, participação, história, currículo, além da beleza da prenda ou do seu vestido. É preciso ter vivência dentro dos galpões para representar as mulheres do Rio Grande do Sul. Conte conosco e com o nosso apoio à cultura gaúcha”, manifestou o vereador. 

O vice-presidente campeiro do MTG, Nicanor Castilhos, também usou a tribuna para destacar a prenda Dienifer que hoje, segundo ele, representa todas as mulheres do estado.Quero agradecer ao Poder Legislativo e Executivo e a todos que apoiam a cultura gaúcha. Esse movimento está em atividade há 56 anos e cada vez mais forte. Agradecendo sempre o apoio do poder público”, finalizou. 

Tribuna de honra

Além de Castilhos; Sidinei Gonchoroski, da Sociedade Gaúcha da Lomba; Carlos Moser, presidente da 30ª Região Tradicionalista; e Laura Callegaro, vice-coordenadora da 30ª, também estavam presentes na Câmara Municipal.

registrado em: