Hamburguense campeã mundial de jiu-jítsu recebe aplausos do Legislativo
A Moção nº 94/2023 destaca a conquista de Amanda no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo, disputado entre os dias 23 e 26 de novembro em São Paulo. A lutadora de 28 anos faz parte do grupo de atletas da academia Alliance Novo Hamburgo. Além de Amanda, a equipe também foi representada na competição por outros cinco alunos, todos treinados pelo proprietário da escola de artes marciais, Joel da Silva, conhecido como Bobzão.
Da tribuna, Amanda falou sobre o papel do esporte na apresentação de novas alternativas para os atletas. “Nunca me vi como uma pessoa competitiva. Sempre fui bastante insegura e ansiosa. Mas esse esporte foi tão transformador que descobri gostar de estar ali. O desenvolvimento pessoal através da modalidade é absurdo. O jiu-jítsu nos auxilia mentalmente, vai muito além do tatame. Se pudermos abraçar outros jovens e adultos e trazer a eles esse senso de propósito, todos têm a ganhar”, destacou.
Antes da fala da campeã mundial, Silva já havia discursado sobre a importância da arte marcial na construção de valores e na transformação de vidas. “Estamos há alguns anos desenvolvendo um trabalho muito forte voltado para os atletas. Pessoas que querem tornar o esporte sua profissão. Estamos alcançando feitos bem expressivos para a nossa comunidade. Nossos jovens se preparam arduamente para trazer bons resultados. E as meninas estão vindo muito bem, em uma modalidade que durante muito tempo foi considerada apenas para homens”, sublinhou.
O presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), salientou a singularidade da conquista. “É um grande feito para a nossa cidade”, resumiu. Gustavo Finck (PP) voltou a lamentar a falta de investimento público no esporte e desejou sucesso à academia. “Que vocês continuem com esse trabalho. Sabemos que não é fácil, mas não desistam. Que consigamos construir novas vidas por meio do esporte”, frisou.
Ex-atleta de handebol, Caju falou sobre a dificuldade de evoluir no esporte amador. “Entristece muito quando vemos uma secretaria como a de Esporte e Lazer com um orçamento tão baixo. É uma vergonha para uma cidade como Novo Hamburgo, com os jovens e o potencial que possui. O esporte precisa urgentemente ter o apoio do Executivo, pois ele transforma. A parte mental é especialmente muito forte, principalmente para ensinar essa geração a lidar com frustrações”, finalizou.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.