Grupo Vem Somar apresenta ações sociais durante sessão da Câmara
Caju destacou que o Vem Somar nasceu do esforço voluntário de amigos dispostos a transformar pequenas atitudes em grandes mudanças. De acordo com o parlamentar, ao longo dos últimos anos, o grupo passou a atuar nas regiões mais carentes do município, promovendo campanhas de arrecadação e entrega de cestas básicas, itens de higiene, material escolar e ações pontuais em datas comemorativas. O trabalho ganhou força e visibilidade durante a catástrofe climática de 2024.
“Durante as enchentes de maio, foram destinados cerca de R$ 200 mil em recursos emergenciais, além da distribuição de doações, o que beneficiou mais de 30 mil famílias com itens de primeira necessidade. O grupo também prestou serviços de assistência direta, como reparos em residências afetadas, fornecimento de móveis e utensílios domésticos — esforço coletivo que se tornou símbolo de solidariedade e reconstrução”, detalhou o progressista.
Representando o grupo, Maria Fernanda Kehrwald, Paula Kehrwald e Gabriel Tayeh Suzin apresentaram um histórico das ações desenvolvidas pela iniciativa desde sua criação, em 2020. “Muito importante esse reconhecimento que recebemos hoje. É isso que nos dá força para continuar, porque é muito difícil fazer trabalho voluntário”, disse Maria Fernanda. Ela contou que, durante o período que abrangeu as enchentes, foram mais de cem voluntários em atuação. “Descarregávamos caminhões com mantimentos que chegavam até nós de diversos lugares, conseguimos uma equipe médica que veio de São Paulo e instalamos os profissionais dentro das comunidades mais carentes. Foi uma experiência transformadora”, revelou.
Maria Fernanda também contou que ainda ajudam as famílias necessitadas e que construíram um relacionamento sólido com elas. Paula Kehrwald salientou que o Vem Somar desenvolve um trabalho diário e de muita entrega. “Nas enchentes, fomos engolidos por um sentimento de não saber por onde começar. Mas deu tudo certo. Na realidade de hoje, temos muitas famílias para auxiliar. E as doações diminuíram bastante”, lamentou.
Gabriel Tayeh Suzin enfatizou que o trabalho do grupo começou durante a pandemia de Covid-19 e que está ganhando cada vez mais força. Prova disso é o projeto Somar Jiu-Jitsu – um braço esportivo da ação, destinado às crianças e adolescentes. “Estamos sempre fazendo melhorias e queremos, agora, fazer a diferença na vida destes jovens. Ajudamos a construir cidadãos”, disse.
Conforme Maria Fernanda, o projeto está se estruturando. Ela convidou todos os parlamentares e a comunidade a conhecer mais e ajudar no trabalho desenvolvido pelo grupo.
Conheça mais sobre o trabalho feito pelo Vem Somar no Instagram: @vemsomar
Outros parlamentares também usaram a palavra para agradecer e reconhecer o papel do grupo.
Vice-presidente do Legislativo, Daia Hanich (MDB) agradeceu pelo trabalho extraordinário desenvolvido durante o momento de dor e necessidade da comunidade. Deza Guerreiro (PP) destacou o quanto é bom ver as pessoas se unindo para fazer o bem. Colocou seu gabinete à disposição para novos projetos voltados às pessoas e também aos animais. Juliano Souto (PL) reiterou que o Brasil inteiro olhou para o Rio Grande do Sul. Foram, segundo o vereador, guerreiros e guerreiras que se colocaram no front de batalha, abrindo mão do conforto de suas casas e de bens materiais. Ele desejou que todo o bem realizado pelo grupo volte em dobro a eles.
“Cada gesto, cada doação, cada serviço prestado representou muito mais do que ajuda material — foi acolhimento, solidariedade e amor ao próximo. Obrigado por multiplicarem empatia, por não medirem esforços e por mostrarem que, quando caminhamos juntos, é possível reconstruir não apenas casas, mas também a dignidade e a confiança das pessoas”, finalizou Caju, agradecendo a cada pessoa do Vem Somar, que enfrentou frio, chuva e água pela cintura para ajudar os que precisavam.