Gerente de Vigilância em Saúde presta esclarecimentos sobre epidemia de dengue em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 31/05/2022 00h56
30/05/2022 - Convidada pelo vereador Vladi Lourenço (PSDB), a gerente da Vigilância em Saúde, Lisa Gaspar Ávila, participou da sessão plenária desta segunda-feira, 30, para falar das ações que a prefeitura vem tomando para enfrentar a epidemia de dengue na cidade. O coordenador do setor de imunizações da Vigilância, Edson da Silva, também estava presente.
Gerente de Vigilância em Saúde presta esclarecimentos sobre epidemia de dengue em Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A gerente da Vigilância em Saúde relatou que o combate ao mosquito transmissor da dengue segue em várias ações no município. Agentes Comunitários de Saúde participam no mês de março de oficinas de treinamento contra mosquito da dengue, com o objetivo de intensificar ações de combate à proliferação do Aedes aegypit. Foram realizadas oficinas sobre temas relacionados às doenças transmitidas pelo mosquito, sintomas, formas de controle e prevenção.

Sabemos que o controle da dengue está relacionado diretamente à redução da densidade vetorial, através da eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, por isso a participação e compreensão da comunidade é fundamental”, disse Lisa Gaspar Ávila.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura tem intensificado ações para combater a proliferação do agente transmissor da dengue. Exemplo disso é a aplicação de inseticida pelas ruas a fim de diminuir a presença do inseto nos locais com casos confirmados da doença. “A orientação é que, durante a aplicação, as pessoas não saiam para a rua ou permaneçam nos fundos do imóvel, que mantenham portas e janelas abertas para que o produto possa atingir os mosquitos de dentro de casa, que protejam os animais, além de proteger potes de comida e água, e confiram se as caixas de água estão bem fechadas”, informou Lisa. Nas datas previstas, um carro de som fica passando pelas ruas do bairro informando sobre os locais de pulverização.

Além da aplicação do inseticida, o Projeto de Prevenção e Combate à Dengue, parceria da Prefeitura da Universidade Feevale, segue com sua atuação, com agentes devidamente identificados com coletes e crachás do projeto. “Pedimos a colaboração da população para que os recebam os agentes em suas casas e deixem eles ajudarem a identificar possíveis focos do mosquito”, solicitou a gerente.

Lisa Ávila confirmou que soldados do Exército Brasileiro (EB) passaram a reforçar as ações de combate à dengue em Novo Hamburgo. Um grupo de cerca de 20 militares desembarcou na segunda quinzena de maio para ajudar os agentes de saúde, conforme tratativas entre o EB e a SMS, apoiada pelo secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, que é general de reserva. “Os militares também acompanham o morador em uma rápida vistoria em seu pátio, verificando a presença de larvas em todos os locais com acúmulo de água, além de ajudar a limpar estes locais”. Assim, o Exército se soma ao pessoal das equipes do Projeto Dengue, ampliando a área de atuação na cidade. Inicialmente, a parceria é de três semanas, mas o prazo poderá ser ampliado. O trabalho tem como prioridade os bairros Santo Afonso e Canudos. 

Sobre o Aedes

O Aedes aegypti tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O mosquito costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

Sintomas da dengue

Os sintomas de dengue incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

Medidas de prevenção precisam de auxílio da população

A mobilização de toda comunidade é fundamental para impedir a proliferação do Aedes aegypti. Neste sentido, a Prefeitura pede o auxílio da população para que realizarem uma vistoria em suas casas e eliminem possíveis focos do mosquito. São medidas bem simples, mas que ajudam na prevenção das doenças. Confira:

- Tampe os tonéis e caixa d’água;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

- Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio.

registrado em: