Gerência de Comunicação Social apresenta resultados em reunião com a Mesa Diretora

por Tatiane Souza última modificação 11/02/2021 20h23
11/02/2021 – Quatrocentas e cinco notícias institucionais, 423 matérias de gabinetes dos parlamentares, 193 programas veiculados pela TV Câmara NH e suas plataformas e 4 mil fotografias disponibilizadas por meio do portal institucional. Esses são alguns dados da produção jornalística e publicitária de 2020 apresentados pela Gerência de Comunicação Social da Câmara de Novo Hamburgo em reunião realizada nesta quarta-feira, 10, com o presidente Raizer Ferreira (PSDB) e os vereadores Cristiano Coller (PTB) e Tita (PSDB), integrantes da Mesa Diretora 2021. Conforme o gerente Moris Mozart Musskopf, além de apresentar todos os setores que compõem a Comunicação do Legislativo, a reunião destacou métricas sobre o material produzido e melhorias que devem ser implantadas este ano. O diretor da Casa, Flávio Luís Teixeira da Silva, também acompanhou a reunião.
Gerência de Comunicação Social apresenta resultados em reunião com a Mesa Diretora

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

A Gerência de Comunicação Social é composta pela Assessoria de Imprensa – da qual fazem parte os setores TV Câmara e Agência de Notícias, Mídia e Imagem – e pela Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial. 

O grupo ressaltou que a TV Câmara completa 25 anos em 2021. Ela foi criada em 11 de abril de 1996, na administração do então presidente Luiz Carlos Schenlrte, fazendo com que o canal do Legislativo fosse pioneiro no Estado. O objetivo do canal é mostrar a atuação parlamentar por meio das sessões plenárias, audiências públicas, comissões permanentes e especiais, além de reportagens institucionais a respeito de ações dos vereadores na comunidade. A programação está voltada também para outros assuntos de interesse público envolvendo educação, saúde, cultura e cidadania. 

Com programação ao vivo e gravada, a TV Câmara pode ser assistida às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 22h, e às quartas e sextas, das 13h às 20h, pelo canal 16 da Claro/Net. As exibições ao vivo também podem ser acompanhadas pelo portal.camaranh.rs.gov.br e pela página no youtube.com/TVCamaraNH. O sinal da emissora hamburguense é compartilhado com a TV Assembleia do Estado, responsável pela veiculação de programas nos demais horários. Há também o espaço no Facebook, na página TVCamaraNH, na qual são publicadas informações sobre os bastidores, reportagens e notícias a respeito da instituição e das ações parlamentares. 

A assessoria de imprensa é responsável ainda pela divulgação de informações das atividades administrativas e dos vereadores para os veículos de comunicação impressos, radiofônicos, televisivos e de internet de Novo Hamburgo e região. Noticia, por exemplo, todo o caminho de uma matéria legislativa, além de atividades como solenes, audiências públicas, sessões comunitárias, palestras, entre outros.

Assim como preceitua a Constituição Federal, o Estado tem por obrigação ser o mais transparente possível nas ações e decisões que toma, conferindo ao cidadão a oportunidade de conhecer a conduta dos agentes públicos em seus ofícios e na administração do poder conferido aos eleitos. 

Dessa forma, a assessoria de imprensa prima por tornar acessível à comunidade as informações sobre as matérias legislativas e as decisões da Casa, não só por meio da publicidade institucional, mas especialmente através da publicação de textos jornalísticos em seu portal, redes sociais e nos veículos de comunicação da cidade e regionais.

No âmbito das sessões plenárias, a cobertura jornalística não se restringe às matérias contidas na ordem do dia. São publicadas no site institucional e enviadas aos veículos de imprensa as notícias referentes às participações na Tribuna Popular, em Parte do Expediente, com a presença de secretários ou integrantes de autarquias prestando esclarecimentos devido a convocações dos parlamentares, e na ocasião de homenagens a instituições, empresas ou projetos. Também é de responsabilidade do grupo a realização de matérias jornalísticas, fotografias e artes gráficas referentes à Escola do Legislativo e à Procuradoria Especial da Mulher.

Vereadores, servidores, funcionários, estagiários e comunidade em geral podem receber as notícias da Câmara direto no WhatsApp a partir da lista de transmissão que a Assessoria de Comunicação disponibiliza. Para participar da Lista do Whatsapp, os interessados devem enviar mensagem para o número (51) 99388-0416 e solicitar a inclusão. 

Ao final de cada dia de trabalho, o grupo envia para os veículos de comunicação de Novo Hamburgo e região (televisão, rádio, jornais, revistas e portais de notícias) as matérias institucionais e os gabinetes publicados no dia. Além disso, há uma busca diária pelos principais jornais da região para mapear o que está sendo dito sobre a Câmara Municipal, em processo conhecido como clipagem.

Na reunião foi explicado que a Câmara aderiu às novas tecnologias de comunicação porque acredita que elas ampliam o processo de transparência. Facebook, Twitter e Instagram são importantes ferramentas de difusão de informações. As redes sociais são espaços de relacionamento, entretenimento e informação, nos quais milhões de pessoas convivem diariamente. Em janeiro de 2020, por exemplo, o Brasil estava com 140 milhões de usuários ativos, segundo relatório da WeAreSocial e Hootsuite. O tempo médio de acesso diário era de 3h31min e as principais plataformas acessadas, em ordem, eram o YouTube, Facebook, Whatsapp, Instagram e Twitter (conforme dados anteriores à pandemia). 

Portanto, é evidente a necessidade de o poder público integrar essas plataformas em sua comunicação interna e externa. É possível, assim, chegar aos cidadãos, servidores e funcionários pelas mídias que mais concentram suas atenções no cotidiano, buscando tornar a Câmara Municipal de Novo Hamburgo uma referência em conteúdos informativos, a partir da construção do relacionamento direto com os usuários e outros profissionais da comunicação. 

O grupo também contabilizou 75 publicações no Diário Oficial Eletrônico, o que trouxe economia considerável em gastos com impressão. Além disso, foram produzidos 17 anúncios para jornais, 59 artes, entre folders, banners, cartazes, cartões e convites, três spots para veiculação em emissoras de rádio, 241 cards para as redes sociais, 317 stories e 39 topos de mídias sociais, além de 150 artes de comunicação interna.


Conheça as redes sociais da Câmara: 

Facebook: Facebook.com/TVCamaraNH

Instagram: @camaranh

Twitter: @camaranh

YouTube: Youtube.com/TVCamaraNH

Flickr: flickr.com/camaramunicipaldenovohamburgo


Além do gerente de Comunicação Social, Moris Mozart Musskopf, também compõem a equipe os jornalistas concursados Daniele Souza, Jaime Freitas, Luís Francisco Caselani, Maíra Kiefer e Tatiane Lopes e os estagiários Bento Queli Brandolff Filho e Rodrigo Brum Westphalen. 

Relações Públicas

A Assessoria de Relações Públicas tem a responsabilidade de planejar, executar e aperfeiçoar ações de relacionamento institucional da Câmara com seus diferentes públicos, caracterizados como solenidades, atividades sociais, comemorações ou atividades específicas que envolvam ou promovam o Legislativo, além das atividades extras que ocorrem durante a sessão plenária.

Também presta assessoramento à Mesa Diretora na realização de eventos, elaboração de convites e demais questões que forem necessárias. Ainda é responsável pelas cedências do plenário e plenarinho e trabalha de forma integrada ao setor de Comunicação da Casa e Secretaria (para realização dos roteiros das sessões plenárias). Em 2021, a Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial está sob responsabilidade de Greisi de Vargas. Fazem parte da equipe do Cerimonial os servidores Carlos Roberto T. dos Santos, Cleusa da Silva Lopes, Fabrício da Rosa, Marco Aurélio da Silva, Pedro Henrique da Costa Oliveira e Juliano Venceslau Rodrigues (temporariamente cobrindo as férias de Carlos).