Gerência de Comunicação destaca crescimento de 31,3% de inscritos nas redes sociais institucionais da Câmara em 2023

por Tatiane Souza última modificação 20/02/2024 20h40
20/02/2024 – Um crescimento de 43,6% no Instagram e 23% no Youtube. Esses são alguns dos percentuais obtidos pela Gerência de Comunicação da Câmara Municipal de Novo Hamburgo em trabalho realizado ao longo de 2023. Ao serem comparados os dados com o ano anterior, calcula-se um aumento de 31,3% na totalidade de inscritos nessas redes sociais. A prestação de contas do setor foi realizada na tarde desta segunda-feira, 19, em reunião da Mesa Diretora. Outros pontos destacados pelo publicitário Moris Mozart Musskopf, que está à frente do grupo há quatro anos, são o acervo de 2,3 mil vídeos para o canal do Youtube da TV Câmara, 679 notícias (todas ilustradas com fotografias) para o portal institucional e 17.768 imagens disponibilizadas em alta resolução na página do Flickr – que já conta com 76.500 mil fotos à disposição da imprensa e da comunidade hamburguense.
Gerência de Comunicação destaca crescimento de 31,3% de inscritos nas redes sociais institucionais da Câmara em 2023

Foto: Eduarda Souza/CMNH

A Mesa é composta em 2024 pelos vereadores Gerson Peteffi (MDB) – presidente; Ito Luciano (PTB) – e vice-presidente; Ricardo Ritter – Ica (PSDB) – primeiro-secretário; e Semilda dos Santos – Tita (PSDB), segunda-secretária. Os relatórios foram entregues a todos os parlamentares da Casa. Cristiano Coller (PRD) usou a tribuna durante a sessão e destacou a importância da prestação de contas. “Material importante e bem produzido que traz o número de textos produzidos pela gerência e nossos gabinetes. Neste ano, a TV Câmara completa 28 anos no dia 11 de abril. O que mais me impressionou foi a quantidade das notícias publicadas, sendo que temos sessão plenária somente duas vezes por semana. Mas aqui o trabalho não para. Ele é 24 horas por dia, 365 dias no ano. Conteúdo elaborado para chegar ao cidadão de Novo Hamburgo e de toda a região. A Gerência também dá apoio para nossa Escola do Legislativo e para a Procuradoria Especial da Mulher. Parabéns a toda a equipe”, destacou o parlamentar. 

Corroborando a fala do colega, o presidente Peteffi reafirmou o trabalho de qualidade desenvolvido pela Gerência de Comunicação da Casa. Ele destacou o Flickr institucional – site de hospedagem de imagens – que disponibiliza 76.500 fotografias em alta resolução para serem acessadas pela comunidade e pela imprensa. Um trabalho impecável que faz com que sejamos, sem dúvida, uma das melhores Câmaras do Rio Grande do Sul”, destacou.   

A Gerência de Comunicação Social é responsável por planejar todo o conteúdo institucional da Câmara, coordenando a produção jornalística e publicitária, elaborada tanto pelo setor quanto pelos estagiários de áreas afins lotados nos gabinetes, e pelo trabalho desenvolvido pela Assessoria de Relações Públicas e pelo Cerimonial. 

Segundo Musskopf, 408 notícias foram aproveitadas parcial ou integralmente pelos jornais da cidade e do estado. Todas os índices apresentados foram alcançados de forma orgânica, ou seja, sem investimento de dinheiro público. Também presente na reunião, a assessora de imprensa Tatiane Lopes destacou que a equipe de jornalistas concursados da Casa supervisiona e orienta todos os estagiários de comunicação, marketing, artes visuais e áreas afins dos 14 gabinetes parlamentares. Fruto desse trabalho, uma seção do site do Legislativo divulgou outros 64 textos, também replicados pelos informativos locais. 

Durante a reunião, os profissionais destacaram que no portal ainda é possível encontrar o Diário Oficial Eletrônico da Câmara (que há oito anos vêm trazendo economia de cerca de 70% em publicações oficiais), a página de Transparência – com informações diversas sobre folha de pagamento, documentos e relatórios – e conteúdos atualizados sobre a instituição, os setores administrativos, os gabinetes parlamentares e o próprio município. O site está em constante atualização e modernização, de acordo com as exigências, inclusive de acessibilidade, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS). 

Um destaque especial foi dado para a TV Câmara NH – o canal de televisão institucional que tem o objetivo de divulgar a atuação parlamentar por meio da transmissão ao vivo de sessões plenárias e audiências públicas, produção de programas e elaboração de reportagens a respeito das ações do Legislativo, dos vereadores e das comissões permanentes. “A programação está voltada também para outros assuntos de interesse público envolvendo educação, saúde, cultura e cidadania”, frisou a coordenadora do Setor, jornalista Daniele Souza. 

Com programação ao vivo e gravada, a TV Câmara pode ser assistida às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 22h, e às quartas e sextas, das 13h às 20h, pelo canal 16 da Claro. As exibições ao vivo também podem ser vista no portal.camaranh.rs.gov.br, no youtube.com/TVCamaraNH e no Facebook.com/camaranh. O sinal da emissora hamburguense é compartilhado com a TV Assembleia do Estado, responsável pela veiculação de programas nos demais horários. No Facebook também são publicadas informações sobre os bastidores, reportagens e notícias a respeito da instituição e das ações parlamentares. Criado em 11 de abril de 1996, o canal do Legislativo tornou-se pioneiro no estado e completa, em 2024, 28 anos. 

Comunicação institucional 

A Câmara tem como missão legislar, fiscalizar e atuar com transparência na promoção da cidadania e na representação da sociedade hamburguense. Para que isso ocorra de forma plena, apontou Tatiane, o Parlamento precisa comunicar-se com seu público, ou seja, todos os cidadãos. A jornalista acrescenta que, conforme preceitua a Constituição Federal, o poder público tem por obrigação ser o mais transparente possível nas ações e decisões que toma, conferindo ao cidadão a oportunidade de conhecer a conduta de seus agentes. “A Assessoria de Imprensa prima por tornar acessível à comunidade as informações sobre o trabalho dos vereadores, matérias legislativas, comissões parlamentares, sessões plenárias e as decisões da Casa, não só por meio de publicidade institucional, mas especialmente através da publicação de textos jornalísticos em seu portal e redes sociais e no envio dos materiais para os veículos de comunicação da cidade e região”, afirmou. 

A Gerência de Comunicação ainda é responsável pelas publicações impressas da Câmara, como a Carta de Serviços ao Cidadão, a Revista do Vereador Mirim, o livro do Prêmio Leopoldo Petry e a cartilha da Rede Integrada Laço Lilás. A equipe produz ainda folders, flyers, cartões de visita, crachás, convites, cartazes, outdoors, adesivos, banners, painéis e anúncios institucionais em mídia impressa e para o rádio. 

Há ainda produção de conteúdo para o público interno, com pautas para melhoria do desempenho profissional, além de campanhas de conscientização, exploradas em diversas editorias dos murais dispostos nos andares da sede da Câmara. 

Números da Assessoria de Imprensa em 2023

Notícias publicadas: 679 (com 408 inserções espontâneas em veículos de comunicação da região)

Matérias publicadas na seção Gabinetes: 64 (com 35 inserções em veículos de comunicação)

Anúncios para jornais e emissoras de rádio: 30

Conteúdos para o Mural Nossa Casa: 128

Fotografias publicadas no Flickr: 17.768

Conteúdos para as redes sociais: 523 (artes para as redes, banners de campanhas institucionais e reelssem contabilizar os stories)

Vídeos publicados no canal da TV Câmara no YouTube: 254 

- Facebook:

Reações ao material publicado (compartilhamento, cliques nos links, comentários e curtidas): 2.461

Seguidores no final de 2023: 5.465

Média de pessoas alcançadas por mês: 2.476 (maior alcance em março: 10.638)

 

- Instagram:

Novos seguidores: 774

Alcance: 44.351 

- X:

Novos seguidores: 9

Média mensal de visitas/impressões de post: 1.456 

- YouTube:

Novos inscritos: 557

Média mensal de visualizações em 2023: 2.574 

- TikTok (criado em junho de 2023):

Vídeos publicados: 18 

Equipe da Gerência da Comunicação Social (2023):

- Gerente de Comunicação Social: Moris Mozart Musskopf (publicitário) 

- Assessoria de Imprensa: os jornalistas concursados Daniele Souza (responsável pelo Setor de TV), Jaime Freitas, Luís Francisco Caselani, Maíra Kiefer (responsável pelo Setor de Agência de Notícias, Mídia e Imagem) e Tatiane Lopes (responsável pela Assessoria de Imprensa). Integram a equipe os estagiários Mizael Tobias Domingues (estudante de Artes Visuais), Josyane Cardozo (estudante de jornalismo) e Eduarda Souza (estudante de jornalismo). 

- Assessoria de Relações Públicas: Greisi de Vargas (relações-públicas). 

- Setor de Cerimonial: servidores concursados Aline Moraes, Carlos Roberto dos Santos, Cleusa da Silva Lopes, Fabrício da Rosa, Marco Aurélio da Silva e Marlon Aziz.

- Equipe da TV (empresa terceirizada contratada mediante licitação): Lucas Mallmann (cinegrafista/editor de vídeo), Mateus Weiermuller (cinegrafista e operador de switcher), Paulo Rodrigo (editor de vídeo/criação e animação gráfica) e Viccenzo Zang (cinegrafista e operador de switcher). 

Conheça as redes sociais da Câmara:

- Facebook: facebook.com/CamaraNH 

- Instagram: @camaranh 

- X: @camaranh 

- YouTube: youtube.com/TVCamaraNH 

- Tik Tok:@camaranh