Fundador do Jornal Canudos deve dar nome a rua no bairro

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/02/2023 19h00
08/02/2023 – Passadas três sessões, a Câmara de Novo Hamburgo enfim deu início à votação de seu primeiro projeto de lei no ano. Em primeiro turno, os vereadores aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 8, matéria assinada por Cristiano Coller (PTB) que dá o nome de João Valderi dos Santos à rua M do loteamento Chácara Hamburguesa, em Canudos. O empresário ficou conhecido na cidade por ter sido o fundador dos periódicos Tribuna Um e Jornal Canudos.
Fundador do Jornal Canudos deve dar nome a rua no bairro

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascido em Espumoso no dia 25 de novembro de 1958, Valderi começou a trabalhar aos 11 anos de idade. Aos 13, mudou-se para Porto Alegre em busca de melhores condições de vida. Após atuar por alguns anos como servente de obras, fixou residência em Novo Hamburgo.

Ligado às causas sociais e políticas desde suas primeiras experiências como líder estudantil, concorreu duas vezes ao cargo de vereador, nas eleições de 1992 e 2000. O insucesso nas urnas não o impediu de integrar diferentes movimentos em prol de melhorias para a cidade. Uma das formas que encontrou para dar voz às reivindicações da população foi por meio da comunicação.

Após alguns anos empreendendo no setor coureiro-calçadista, ingressou na Rádio Progresso, onde ficaria por dois anos. Na década de 1990, fundou o Tribuna Um, hoje conhecido como Tribuna da Cidade. Em 2007, criou o Jornal Canudos, publicação que comandou até seu falecimento, no dia 28 de junho de 2020. Aos 61 anos, Valderi foi uma das vítimas da Covid-19 em Novo Hamburgo.

Através do Jornal Canudos, buscou levar informação de qualidade para a população, incentivar os pequenos empresários e dar voz a um bairro comumente marginalizado, disponibilizando espaços gratuitos para divulgação de ações em benefício da cidade. João Valderi sempre acreditou que Canudos tem muitas coisas boas que precisam ser mostradas”, recorda Cristiano Coller.

Apesar da aprovação unânime em primeiro turno, o PL nº 100/2022 ainda passará por nova votação na próxima segunda-feira, 13, antes de seguir para avaliação do Executivo.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: