Fundador das Tintas Killing pode dar nome a rua no bairro Santo Afonso

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/08/2022 13h27
02/08/2022 – Uma via pública que está sendo construída no bairro Santo Afonso deve ser inaugurada em breve com o nome de rua Celestino Killing. A homenagem ao empresário foi proposta pela Prefeitura de Novo Hamburgo em projeto de lei entregue à Câmara no final de julho. Celestino ficou conhecido na cidade por ter sido o fundador das Tintas Killing. Com 60 anos de história, a empresa é uma das principais produtoras de tintas do país e líder na linha de adesivos para calçados. O logradouro escolhido para receber seu nome ligará as avenidas Primeiro de Março e Montevidéo, sendo a primeira via paralela ao norte da rua Leopoldo Wasun, próximo à estação Santo Afonso da Trensurb.

Natural de Dois Irmãos, Celestino mudou-se com sua família para Novo Hamburgo ainda criança. Para ajudar nas despesas de casa, começou a trabalhar desde cedo como office-boy, baleiro, jornaleiro e entregador de pão. Impedido de continuar os estudos a partir da quinta série, Celestino buscou aprender com a vida. Trabalhando com um de seus seis irmãos, aproximou-se das áreas de pintura, decoração e elétrica.

Aos 23 anos, fundou ao lado de um sócio a Killing e Dreher, empresa de pintura e manutenção de residências. Dois anos mais tarde, em 1949, deixou a parceria para abrir a L. Celestino Killing, voltada para a confecção de outdoors e pintura de letreiros em fachadas, veículos e painéis de estradas.

Em 1962, deu início à trajetória das Tintas Killing, com foco na produção para o setor coureiro-calçadista. Já com uma década de atuação, mas temendo a queda nas vendas devido ao predomínio do couro cru, decidiu pela aquisição da Tintas Tucano, que atuava nos segmentos imobiliário, metalmecânico e moveleiro. O movimento expandiu ainda mais a marca para o mercado nacional.

Em 2002, após 40 anos de dedicação, Celestino passou o controle da empresa para seus sucessores. Atualmente, a indústria química conta com outras três plantas fabris, com sedes na Bahia, Argentina e México, e um portfólio de aproximadamente 2,5 mil itens. Ao todo, são mais de 500 colaboradores impulsionando uma produção anual de 13 milhões de litros de tinta e consolidando a empresa como a maior fabricante de adesivos para o setor calçadista em toda a América Latina.

Leia também: Pioneirismo, inovação e responsabilidade social e ambiental são marcas dos 60 anos das Tintas Killing

Pai de nove filhos, que lhe deram 22 netos e três bisnetos, Celestino reuniu histórias de sua vida em um livro escrito em coautoria com Simone Saueressig. O empresário faleceu no dia 29 de junho de 2015, aos 92 anos.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 61/2022.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.