Festival Dançando recebe homenagem às vésperas de sua 35ª edição
“É essencial saudar e parabenizar essa conquista, alcançar a 35ª edição de um dos mais tradicionais encontros de dança do sul do Brasil, edições quase ininterruptas, que trazem à vida um dos eventos pioneiros da dança no país. Um evento criado com o objetivo de reunir grupos de dança de Novo Hamburgo e oferecer um espaço para essa classe artística. O ‘Dançando’ sempre teve como missão proporcionar uma oportunidade única para todos os bailarinos e grupos de dança, oferecendo uma experiência inesquecível, crescendo e evoluindo a cada ano, promovendo o desenvolvimento das escolas de dança e dos talentos que brilham no palco”, destacou Coller.
Após a fala do parlamentar, foram feitas duas apresentações artísticas durante a sessão plenária da Casa.
Felipe Kuhn Braun (PSDB), que falou em nome das colegas Semilda – Tita (PSDB) e Lourdes Valim (Republicanos) e dos colegas Gerson Peteffi (MDB), Ito Luciano (Podemos), Enio Brizola (PT) e Darlan Oliveira (MDB), reforçou a importância do festival para a comunidade hamburguense. “Um trabalho tão lindo, de mais de três décadas, promovendo teatro, música e dança em nossa região”, frisou o parlamentar.
Na sequência, o proponente da homenagem, Cristiano Coller, entregou um quadro comemorativo ao diretor da ParaNóia Produções, Luis Fernando Rodembuch, que ocupou a tribuna para agradecer pelo momento festivo.
“O ator se emociona, e o momento causa essa emoção. Quando iniciamos o ‘Dançando', há 35 anos, havia a dúvida: temos grupos para isso? Tínhamos quatro grupos à época, pelo que recordo, na cidade, e desses quatro grupos ocorreu um efeito avassalador, eu diria. Passado esse tempo até o presente, chegamos aqui, nesse momento festivo. Nunca esperávamos isso, sermos tão longevos. Por isso, nosso agradecimento especial a todos os que fazem parte dessa história”, relatou Rodembuch.
Jordana Eltz, organizadora do festival, ressaltou o crescimento do evento. “O ‘Dançando se supera a cada ano, e não apenas em número de bailarinos, mas por sua abrangência, impactando a vida de muitos de seus participantes nessas últimas décadas”, destacou.
Fruto da iniciativa da ParaNóia Produções, em parceria com profissionais locais da dança, o festival foi criado com o intuito de oferecer um espaço especial para a manifestação dessa classe artística na cidade. Se a primeira edição contou com apenas quatro escolas, o trabalho desenvolvido ao longo dos anos seguintes trouxe não apenas a consolidação do evento, mas sua ampliação. Desde então, já passaram pelos palcos do Dançando mais de 30 mil bailarinos e 13 mil coreografias diferentes.
A 35ª edição terá apresentações diárias no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, com 39 modalidades divididas em cinco categorias, até o grande encerramento em noite de gala no Teatro Feevale, no dia 25. Confira a programação completa e informações sobre ingressos no site www.festivaldancando.com.br.