Feevale recebe moção de aplauso pela formatura de suas primeiras turmas de médicos e cirurgiões-dentistas
Autor da moção, Brizola destaca que os cursos oferecem capacitação para os novos profissionais atuarem também na rede pública de saúde e pontua que muitos estudantes manifestam interesse em atender na região. “A proposta visa a agradecer à universidade por investir nessa área de conhecimento, muito necessária, qualificando profissionais, mas também fortalecendo um segmento econômico ligado à promoção da saúde, que emprega e gera trabalho e renda na cidade”, ressalta o parlamentar.
“Essa formatura tem também uma importância muito grande para Novo Hamburgo pois existe uma dificuldade do Município em contratar médicos para as unidades básicas de saúde. Esses profissionais foram formados para atuar na medicina comunitária. Então estamos fazendo um reconhecimento e já um apelo para que esses médicos permaneçam em nossa cidade e se coloquem à disposição do nosso município”, pleiteou Brizola.
Ao longo da graduação, os acadêmicos tiveram experiências com o atendimento a pessoas da comunidade. Em Odontologia, os alunos puderam atender pacientes de unidades básicas de saúde (UBSs) e de clínicas parceiras da Feevale. Já os de Medicina reforçaram equipes em UBSs, unidades de pronto atendimento, estratégias de saúde da família e hospitais da região.
Aprovada nesta quarta-feira, a Moção n° 46/2023 será encaminhada ao reitor da universidade, Cleber Prodanov, e às pró-reitorias de ensino e pesquisa.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.