Exposições resgatam expansão urbana de Novo Hamburgo e o cenário calçadista no início do século XX

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/06/2018 23h44
04/06/2018 – Até sexta-feira, 8 de junho, Novo Hamburgo sedia duas exposições simultâneas organizadas pelo Arquivo Público Municipal, reunindo imagens que resgatam o desenvolvimento urbano da cidade e peculiaridades do setor coureiro-calçadista na década de 1920. As mostras, que recebem o nome de Janelas do Tempo, integram a 2ª Semana Nacional de Arquivos, realizada pelo Arquivo Nacional em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, e estão disponíveis para visitação no Centro Administrativo Leopoldo Petry e no Museu Nacional do Calçado, localizado no Campus I da Feevale.

Paulo Spolier, historiador do Arquivo Público Municipal, convidou a comunidade hamburguense a acompanhar as atividades. Ele participou da sessão da Câmara de Novo Hamburgo nesta segunda-feira, 4 de junho, a convite do vereador Professor Issur Koch (PP). “No próximo dia 9, comemora-se o Dia Internacional dos Arquivos, motivo pelo qual o país realiza uma série de exposições esta semana, dentro da temática Governança, Memória e Herança, em uma atividade totalmente descentralizada. Convidamos todos os presentes a acompanharem as mostras, lembrando que entrada é franca”, salientou.

No saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry, 20 fotografias oficiais do Poder Público Municipal, registradas entre as décadas de 1930 e 1960, relembram obras, serviços e a evolução urbana de Novo Hamburgo. A mostra estará aberta ao longo de toda a semana, das 9 às 18 horas. Já no Museu Nacional do Calçado, com visitação das 14 às 18 e das 19 às 22 horas, poderão ser apreciadas 12 peças publicitárias, veiculadas na edição de maio de 1927 da revista Tribuna Illustrada, que apresentam o então emergente setor coureiro-calçadista hamburguense.