Exposição fotográfica e palestra sobre emancipação abrem Semana alusiva aos 90 anos de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 10/04/2017 18h25
04/04/2017 – Uma exposição de fotografias antigas da cidade que ficará exposta durante todo o mês de abril e a palestra com o jornalista e vereador Felipe Kuhn Braun sobre a emancipação política de Novo Hamburgo abriram a Semana alusiva aos 90 anos de emancipação do Município, realizado em 5 de abril de 1927.

Essas e as demais atividades que fazem parte da semana especial estão previstas no Decreto Legislativo n° 1/2017, da Mesa Diretora da Casa – Patricia Beck, PPS/presidente, Naasom Luciano, PTB/vice-presidente, Felipe Kuhn Braun, PDT/1º Secretário e Vladi Lourenço, PP/2º Secretário. Felipe também divulgou o especial 90 anos de NH, elaborado pelo setor de Comunicação Social da Casa Legislativa e que ficará no ar durante todo o ano e está aberto para sugestões da comunidade -90anosnh.wixsite.com/especial. Felipe contou que Novo Hamburgo foi a primeira de 40 cidades a se emancipar de São Leopoldo. 

Alunos do 3º e 4º ano da Escola de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina, professores e equipe diretiva, além de diversos cidadãos participaram da palestra. O vereador Enio Brizola (PT) prestigiou o momento e Professor Issur Koch (PP) justificou a ausência.

Felipe, após abrir oficialmente a exposição fotográfica, discorreu no Plenário Luiz Osvaldo Bender sobre diversos fatos curiosos e históricos de Novo Hamburgo. Mostrou aos presentes fotografias antigas que ajudam a compreender o processo histórico e emancipatório. Ele dividiu a palestra em alguns tópicos, como a fundação da localidade de Novo Hamburgo, os imigrantes de diversas etnias, as primeiras famílias, personalidades políticas da época, o desenvolvimento do comércio e da indústria, muito diversificada na época, a estação do trem, o processo emancipacionista, a emancipação de fato e os primeiros anos que sucederam este momento, como as festas de época (carnaval).

Outras atividades da Semana

Logo mais, às 19h, está programada sessão solene em homenagem aos 90 anos do Município. No dia 6 de abril, às 19h, ocorrerá sessão solene em homenagem aos 45 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Kroeff Neto, no Plenário. A proposta é de autoria do vereador Enio Brizola (PT). Para encerrar as atividades, na sexta-feira, dia 7 de abril, será feito o lançamento da nova versão do site do Legislativo –portal.camaranh.rs.gov.br, no Plenarinho. Todos os eventos são abertos ao público.

 Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo emwww.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh