Expoclassic completa 20 anos e recebe homenagem do Legislativo
Em seu discurso, o proponente salientou a evolução da mostra, que saiu dos 145 veículos, em 2003, para um número quase oito vezes maior. “A edição deste ano também bateu recorde de público, ao atingir 22 mil visitantes. Os organizadores estão a cada ano aprimorando e expandindo o evento, unindo uma imensa variedade de veículos, marcas e modelos com muito trabalho, empenho e dedicação”, enfatizou Finck.
Presidente do Veteran Car, Clodio Silva agradeceu a todos os vereadores pela homenagem e resgatou memórias da primeira edição. “Há duas décadas, o grupo se uniu com a ideia de promover um encontro de veículos antigos, o que na época era algo bastante raro. Conseguimos um dos salões da Fenac e colocamos ali dentro 145 carros. Foi algo fora do normal, porque os nossos encontros costumavam girar em torno de 40 a 50 veículos. Vinte anos depois, foram 1,1 mil itens expostos, desde o velocípede até os poderosos Peterbilts. Tivemos veículos de todas as marcas e tamanhos”, comemorou Silva.
O automóvel mais antigo entre os presentes, segundo o presidente, foi um Ford Modelo T, propriedade de um colecionador de São Leopoldo. “Restaurado, está tão novo quanto em 1917, quando saiu da fábrica”, brincou. O veículo foi uma das raridades que chamaram a atenção do vereador Ricardo Ritter – Ica (PSDB) durante sua visita à feira. Em seu pronunciamento, fez questão de destacar também a parceria com a Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme RS), entidade à qual é revertida parte da renda com a bilheteria. “A Expoclassic chegou aos 20 anos, mas queremos vê-la chegar aos cem. Que os pavilhões da Fenac fiquem pequenos para a exposição”, desejou.
Em exercício do mandato ao longo das duas décadas de Expoclassic, Gerson Peteffi (MDB) reforçou a grandiosidade do patamar atingido pela mostra. “Ela começou de forma tênue e hoje se consolida em Novo Hamburgo e no país. Uma exposição que nos mostra a pujança e a organização dos colecionadores. É uma viagem no tempo. As gerações mais jovens podem ver a evolução da indústria automobilística. É bonito de ver”, finalizou o vereador.