Experiência do Projeto Vereador Mirim é apresentada em evento nacional

por Maíra Kiefer última modificação 14/10/2020 13h47
13/10/2020 – Uma iniciativa do Legislativo hamburguense na área de formação para a cidadania poderá nortear propostas semelhantes em todo o país. A experiência com o Projeto Vereador Mirim, realizado em 2017, 2018 e 2019, será repassada aos participantes do II Seminário Virtual de Escolas de Governo, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e pela Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais.

Além de um vídeo institucional relatando todas as etapas e o engajamento das escolas municipais já disponível na plataforma do evento, a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, por meio de sua diretora Maria Carolina Seitenfus Hagen, participa de um fórum para sanar as dúvidas que podem surgir por parte dos inscritos.

“Em janeiro de 2017, recebi a incumbência de estruturar o Projeto Vereador Mirim e fui pesquisar os modelos adotados em outras casas legislativas do país. Elaboramos uma proposta e entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educação que abraçou a ideia e incluiu a iniciativa no calendário escolar, fornecendo apoio pedagógico às atividades desenvolvidas. Nas diferentes etapas do processo, contamos com o apoio e participação de todos os vereadores e de setores da Casa Legislativa”, esclareceu Maria Carolina.

O II Seminário teve início no dia 28 de setembro e se encerrará no dia 19 de outubro. O evento reunirá trabalhos de profissionais de escolas de governo apresentados de forma assíncrona com fóruns de discussão e lives, conforme programação. Alguns cases tinham relação com ações ou projetos implantados durante a pandemia. Outras iniciativas já estavam sendo promovidas antes pelas instituições, como o Projeto Vereador Mirim, desenvolvido por três anos pelo Legislativo de Novo Hamburgo.

O conteúdo das lives e painéis é voltado para servidor lotado em escola de governo ou que trabalha com a qualificação e com formação de agentes políticos. Entre os temas abordados estão publicações científicas nas escolas, atividades de ensino remotas, educação para a cidadania e relatos de experiências com os protocolos de saúde utilizados na prevenção contra a Covid-19.

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