Estudantes se familiarizam com os conceitos de cidadania e política em palestra do Vereador Mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h14
21/06/2018 – Ao longo do ano, sete escolas municipais trabalharão em sala de aula, a partir de uma iniciativa conjunta da Câmara de Novo Hamburgo com a Secretaria de Educação (Smed), material didático voltado para o fortalecimento da cidadania e da participação política da comunidade escolar. A primeira etapa do Projeto Vereador Mirim, que chega em 2018 a sua segunda edição, compreende uma palestra no Plenário da Câmara, seguida de visitação guiada pelos diferentes ambientes do Palácio 5 de Abril, estreitando os laços entre os jovens e o Legislativo hamburguense. Nesta quinta-feira, 21 de junho, foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel, do bairro Diehl.
Estudantes se familiarizam com os conceitos de cidadania e política em palestra do Vereador Mirim

Fotos: Viccenzo Zang/CMNH

Ao todo, quatro turmas de 6º e 7º ano acompanharam a palestra conduzida por Maria Carolina Hagen, diretora da Escola do Legislativo – braço operacional da Câmara no projeto –, que abordou temas como cidadania, separação dos poderes, mecanismos de participação popular nas ações da Câmara, processo legislativo e a atuação parlamentar. “Quando nascemos, ganhamos vários presentes: nosso nome, nossa família, mas também ganhamos nossa cidadania, um conjunto de direitos e deveres. Precisamos ter consciência da nossa parcela de responsabilidade dentro da coletividade, para que tenhamos uma escola melhor, um município, um estado e um país. A política não pode ser pensada como algo distante, que está ligada somente ao voto. Ela está presente em muitas coisas à nossa volta”, destacou Carolina.

O vereador Professor Issur Koch (PP), que conversou com os alunos na abertura do encontro, endossou o discurso da servidora. “A política é tão importante que não podemos deixá-la só para os políticos. Vocês são o nosso futuro, por isso vocês são tão importantes. É fundamental que vocês queiram fazer o melhor para o mundo. Podemos mudar o ‘ninguém faz nada’ pelo ‘eu vou fazer’”, sugeriu o parlamentar, que pediu um especial engajamento das meninas. “Hoje, aqui na Câmara, nós temos apenas uma vereadora. O ideal seria que fosse sempre meio a meio”, idealizou. Issur também procurou desmitificar a figura do vereador. “Vejam que os políticos são pessoas como vocês. Meu hobby, por exemplo, é andar de skate. As pessoas estranham, mas sou uma pessoa normal, como qualquer outra”, completou.

A gerente de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia, afirmou que o objetivo do projeto é propor a participação visando à evolução da sociedade. “A escola não é muito diferente desta Casa, que também é nossa. Podemos trazer ideias, fazer perguntas, acompanhar como acontece o desenvolvimento do nosso Município. Apostamos muito que teremos, daqui a algum tempo, uma cidade cada vez melhor”, sustentou.

Os alunos Eduardo de Lima, 11 anos, e Luís Fernando Borba, 12 anos, representantes de suas respectivas turmas, aprovaram o que foi a primeira experiência de ambos no Palácio 5 de Abril. “Achei legal destacarem que a política não é apenas para os políticos, mas para todos nós. Também vivemos a política quando fomos eleitos representantes dos nossos colegas, por exemplo”, lembrou Eduardo. Na expectativa de também serem escolhidos os vereadores mirins de sua escola, eles já anteciparam alguns de seus pleitos. “Nossa escola precisa de reforma. Além disso, a iluminação é muito ruim. Alunos que fazem o EJA (Educação de Jovens e Adultos) à noite já tiveram aulas canceladas”, revelou Luís Fernando. Eduardo, contudo, pensou na situação macro. “Precisamos de mais atenção na educação”, frisou.

Vereador Mirim

Esse foi o quarto encontro do ciclo de palestras, que se estende até o início de julho. Finalizada essa etapa, alunos e professores trabalharão material pedagógico de apoio, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada uma das sete escolas participantes elegerá dois representantes e um suplente, que serão diplomados em sessão realizada na Câmara. Os eleitos trabalharão na elaboração de proposições legislativas, que serão apresentadas em sessão especial no dia 6 de novembro. Em 2018, 700 estudantes do 5º ao 9º ano participam da primeira etapa do projeto. A próxima palestra está agendada para terça-feira, dia 26, com os alunos da EMEF São João, do bairro Guarani. Todos os participantes recebem a Revista do Vereador Mirim, lançada este ano.

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