Estudantes de escolas do bairro Primavera pedem segurança a comissão da Câmara

por Jaime Freitas última modificação 24/08/2022 20h34
24/08/2022 – Em reunião no início da tarde de quarta-feira, 24, a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Novo Hamburgo (Coseg) recebeu o presidente do Grêmio Estudantil Maio de 68, Gabriel de Negri Ferri, da Fundação Liberato, que solicitou, por meio de ofício, uma solução para os problemas de segurança que os alunos das escolas Liberato e IFSul enfrentam, principalmente no final da tarde, entre as 18h e 19h. No dia 27 de julho deste ano, um estudante foi assaltado à mão armada quando retornava para sua casa.
Estudantes de escolas do bairro Primavera pedem segurança a comissão da Câmara

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O principal problema apresentado por Gabriel fica na saída dos fundos da Fundação Liberato, na rua Guato. É nessa via onde mais acontecem as situações de risco aos alunos. "Pedimos, se possível, que uma viatura da Guarda Municipal fique na saída dos fundos da escola, no horário em que os estudantes do diurno saem e os do noturno chegam para as aulas", solicitou Ferri. A Coseg solicitará maior apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal, mediante oficio, que será encaminhado às respectivas corporações.

A comissão também recebeu a visita do vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais no Rio Grande do Sul, Emanuel dos Santos, que atua em Novo Hamburgo, para um debate sobre a Portaria Normativa nº 9/2022 da Secretaria Municipal de Segurança. O documento estabelece procedimentos e regras a serem adotados pelos servidores da Guarda Municipal na divulgação de conteúdo em redes sociais e demais plataformas da rede mundial de computadores. O colegiado solicitou que a Procuradoria da Casa emita um parecer sobre a legalidade de tal normativa para dar continuidade à analise da situação, que restringe o uso das mídias sociais pelos agentes de segurança do Município.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara é formada por Gustavo Finck (PP), presidente; Inspetor Luz (MDB), relator; e Felipe Kuhn Braun (PP), secretário.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes.