Estudantes da Fundação Liberato recebem Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 28/10/2024 17h51
28/10/2024 – A 39ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) se encerrou na última sexta, 25, com a premiação dos trabalhos em destaque apresentados por estudantes do ensino médio e técnico. Jovens pesquisadores de todo o Brasil e de outros 12 países lotaram o Teatro Feevale para acompanhar a cerimônia. Entre os prêmios, que incluem bolsas de estudo, credenciamento e custeio para feiras nacionais e internacionais, a Câmara concedeu a honraria Cientista Jovem de Novo Hamburgo a dois projetos elaborados por estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. As pesquisas são nas áreas das Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física e Ciências da Computação.
Estudantes da Fundação Liberato recebem Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Antes da cerimônia, o vereador Cristiano Coller (PP), destacou que o reconhecimento visa incentivar os jovens pesquisadores e permitir que eles levem seus trabalhos a outras feiras de relevância nacional. "Foi uma satisfação estar presente em mais uma edição da Mostratec, uma feira que reflete o quanto a inovação e o conhecimento são capazes de transformar realidades e abrir novos horizontes. O momento representa o potencial e a dedicação de uma geração que encontra aqui um espaço para mostrar ao mundo suas ideias, projetos e talentos. É inspirador ver a energia, a criatividade e o comprometimento de todos os envolvidos, que se dedicam com tanto empenho. Parabenizo a todos os organizadores e participantes por fortalecerem o futuro da educação, pesquisa e tecnologia", destacou o membro da comissão de educação da Casa. Coller representou a instituição nas cerimônias de abertura e premições da Mostratec e da Mostratec Júnior.

O coordenador da Feira, Luis Eduardo Selbach, destacou o apoio de instituições e empresas que patrocinam a realização do evento e aquelas que oferecem incentivos para que os estudantes sigam suas pesquisas.

Por meio do auxílio da Câmara, os projetos “Inteligência artificial na detecção de glaucoma” e “Experimentação de cancelamento ativo de ruído acústico”, ambos da Fundação Liberato, estarão presentes no próximo ano, respectivamente, na Fetec, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e na Mostramazônia, em Macapá, Amapá. Conforme a Resolução nº Resolução nº 9/2022 (Cientista Jovem), o Legislativo deverá custear passagem, hospedagem e taxa de inscrição para uma feira nacional para até três alunos e um professor orientador dos dois projetos de maior destaque entre as instituições de ensino hamburguenses.

 

Projetos premiados

Classificada em segundo lugar na categoria Ciências da Computação, a pesquisa “Inteligência artificial na detecção de glaucoma tem por objetivo desenvolver um programa capaz de detectar o glaucoma em imagens de tomografia de coerência óptica (OCT) de maneira automática e precisa, facilitando diagnósticos precoces e aumentando as chances de sucesso no tratamento. O programa utiliza técnicas de aprendizado de máquina, especificamente a rede neural convolucional (CNN), para a análise das imagens, com a vantagem de detectar padrões sutis que podem passar despercebidos por especialistas humanos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo, afetando cerca de 80 milhões de pessoas até 2020, com projeções que indicam um aumento para mais de 111 milhões até 2040.

Os estudantes Bernardo Nonnenmacher e Silva e Gabriel Kuhn Alexandre, além do orientador Lucas Luis Gutkoski, representarão Novo Hamburgo na Fetec, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

 

Apresentado pelos estudantes Lucas Pilger e Natalia Braga Rhoden, o projeto “Experimentação de cancelamento ativo de ruído acústico” visa testar a tecnologia de cancelamento ativo de ruído em sinais periódicos e não periódicos de diferentes frequências (entre 500 Hz e 10000 Hz), a fim de determinar em qual deles há mais atenuação nos ruídos medidos. Para a execução do projeto, foi realizada uma pesquisa experimental que buscou testar a tecnologia em questão diante de diferentes ruídos, como gravação em local público, som de motor em funcionamento e sinal senoidal de alta (10000 Hz) e baixa frequência (500 Hz).

Na justificativa, eles explicam que a exposição ao ruído pode afetar o ser humano de diversas maneiras, podendo resultar em perda auditiva temporária ou permanente. Como as tecnologias já existem, é importante entendê-las e aplicá-las da melhor maneira possível.

A pesquisa orientada pelo professor Carlos Eduardo Presa D'Avila participará da Mostramazônia, em Macapá, Amapá. Classificada em 1º lugar na categoria Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física, recebeu também o prêmio Excelência da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e recomendação para publicação na revista Scientia Prima.

 

 

Confira a cerimônia de premiação realizada no Teatro Feevale

 Projetos premiados na Mostratec 2024

 

Câmara e Mostratec

Através de incentivos educacionais oferecidos por mais de 30 instituições aos melhores estudos apresentados, a Mostratec estima premiações totalizando mais de R$ 1 milhão. Desde 2017, a Câmara de Novo Hamburgo também compõem o rol de instituições apoiadoras. Seis pesquisas de escolas hamburguenses (quatro da educação básica e dois do ensino médio e técnico) receberam o reconhecimento do Legislativo, que consiste na concessão de passagens, hospedagem e taxa de inscrição para a participação em feira nacional afiliada à Mostratec. Além disso, a Câmara contou com estande fixo durante todo o evento, com estúdio da TV Câmara NH e a participação da Escola do Legislativo, que completa 10 anos em 2024.

A 39ª Mostratec é organizada pela Fundação Liberato e é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Neste ano, reuniu 795 projetos de estudantes de 21 estados brasileiros e de outros 12 países.