Estudantes apresentam projeto de energia sustentável

por Jaime Freitas última modificação 21/12/2018 11h31
14/11/2018 – Atendendo ao requerimento verbal do vereador Enio Brizola (PT), os alunos Guilherme Strassburg e Pedro Strassburg, matriculados no 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Vila Becker, do bairro Operário, acompanhados pela professora-orientadora Lizege Natáli Cardoso, ocuparam a tribuna na tarde desta quarta-feira, 14 de novembro, para apresentar aos vereadores o projeto “Energia Sustentável na Utilização Doméstica”. Os estudantes foram classificados durante a XII MOSTRACLAK, realizada em setembro, no Colégio Luterano de Estância Velha, com o prêmio de credenciamento para participar da IX Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí – MCTEA, evento que será realizado em dezembro deste ano, no estado do Pará.
Estudantes apresentam projeto de energia sustentável

Giovani Gafforelli/CMNH

“Pensamos, muitas vezes, que só o fato de não jogar lixo no chão e cuidar do lixo que produzimos vai resolver os problemas ecológicos. Com o projeto mostramos que, mesmo fazendo essas coisas, a maior poluição está na construção civil, com a produção e consumo de carros poluidores, por exemplo. Por isso, a nossa ideia é construir uma casa autossustentável, para diminuir a poluição ambiental no decorrer dos anos”, relatou Pedro.

“O objetivo do trabalho é baixar o consumo diário de água potável através de uma cisterna, onde é armazenada a água da chuva. E também propomos a redução da poluição com energia limpa, por meio da energia solar, usando placas fotovoltaicas”, disse Guilherme.

Para que se torne possível a participação na mostra, os alunos solicitam que quem puder contribua com uma vaquinha eletrônica. “É uma maneira de contribuir com a educação, e incentivar cada vez mais jovens a desenvolverem projetos científicos para adquirirem conhecimento, e conquistar seu lugar. Agradecemos a compreensão e pedimos que compartilhem”, disse a professora Lizege.

 

Mostra Clak

Anualmente a feira científica Mostra CLAK recebe projetos de alunos com idade entre 10 e 18 anos, de escolas privadas e públicas do Vale dos Sinos. O objetivo é oportunizar a construção de conhecimentos a respeito do processo de iniciação científica, avaliando a importância do desenvolvimento tecnológico aliado à preservação ambiental e à sustentabilidade.

Sobre a MCTEA

O Movimento Científico Norte-Nordeste, Prefeitura Municipal de Abaetetuba, Secretaria de Educação do Município de Abaetetuba e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Abaetetuba, com o apoio da TV LIBERAL – Afiliada a Rede Globo, promoverão a IX Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Acaí-MCTEA, e também a realização do evento itinerante do MOCINN no período de 03 a 07 de dezembro de 2018 na cidade de Abaetetuba – Pará – Brasil.

A MCTEA já contou com projetos de mais de 200 municípios, 22 estados brasileiros e além de países como: Argentina, Colômbia, Espanha, Equador, México, Peru e Turquia. Envolvendo alunos e professores de instituições públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e Superior, em diversas categorias estabelecidas a partir das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais, Humanas e Engenharias e suas Aplicações).


Tribuna Popular

Nas sessões, pessoas previamente inscritas também podem falar na tribuna, por meio da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Casa, terceiro andar, preenchendo uma solicitação. As datas serão estabelecidas de acordo com a agenda.


registrado em: