Estudantes apresentam projeto de Dispositivo Eletrônico para Fibromialgia

por Jaime Freitas última modificação 21/02/2019 16h40
21/02/2019 – Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, Bruna Land, de Ivoti, e Gabriel Schaab, de Novo Hamburgo, estudantes do curso técnico de Eletrotécnica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, participaram da sessão plenária do Legislativo hamburguense. Convidados por Vladi Lourenço (PP), os alunos apresentaram aos vereadores e à comunidade o projeto DEF (Dispositivo Eletrônico para Fibromialgia), que tem como objetivo a diminuição das dores por meio da termoterapia, assim trazendo qualidade de vida aos portadores. Os estudantes buscam recursos para apresentar o projeto na Malásia.
Estudantes apresentam projeto de Dispositivo Eletrônico para Fibromialgia

Foto: Anderson Huber/CMNH

Participante da Mostratec, o projeto foi premiado com o terceiro lugar na área de Medicina e Saúde e, ao participar da Experiência Beta 2018, a dupla foi credenciada para a International Conference of Young Scientists 2019, que será realizada na Malásia entre os dias 19 e 25 de abril. “Queremos impulsionar a ciência, além de ajudar as pessoas que sofrem com essa doença todos os dias. Como o projeto não custeia passagem de avião e hospedagem, estamos organizando uma rifa e uma vaquinha eletrônica”, explicou Schaab. O valor estimado para a viagem é de R$ 15 mil para que os alunos consigam representar o Brasil.

É possível ajudar acessando o link www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-def-malasia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail defibromialgia@gmail.com ou pelo telefone (51) 99792-7556.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma enfermidade reumatológica caracterizada por dor muscular generalizada e sensibilidade nas articulações, tendões e outros tecidos moles. Mais comum entre as mulheres, a doença pode ser acompanhada de fadiga, distúrbios de sono, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável, depressão e ansiedade.A fibromialgia pode ter início após trauma físico, infecção, tensão psicológica significativa ou mesmo um acúmulo gradual dos sintomas ao longo do tempo. Sem cura, ela é tratada por meio de medicamentos, fisioterapia e terapias alternativas. 

registrado em: