Estudante apresenta projeto de bebedouro adaptado ao ambiente escolar
A professora Neli Facchini Schmidt, orientadora do projeto “Bebedouros Ideais”, afirmou que a iniciativa surgiu em 2015 e já recebeu destaque em outras feiras científicas. “Viemos pedir apoio financeiro para podermos participar desse evento.” O grupo é formado pelos alunos Jonatha Inácio da Silva, Rafael da Rosa Camargo, Leonardo Teles da Silva, Gustavo Henrique Babinski, Tainara da Silva Rodrigues e Nicole da Silva Souza.
O estudante relatou que, quando iniciaram a pesquisa, havia quatro cadeirantes na escola, que sempre precisavam pedir ajudar para utilizar o dispositivo. “Eles querem autonomia. Por isso, estudamos uma forma de adaptar os bebedouros tanto para os cadeirantes quanto para crianças menores.” Segundo o aluno, o primeiro já foi adaptado e até o final do ano outros dois equipamentos serão reformados.
A suplente Marcia Glaser questionou os custos para a participação da feira. De acordo com a educadora, ficaria em torno de R$ 4 mil, com passagens aéreas e hospedagem. “Uma empresa já doou um mil, mas precisamos do restante do valor.”
Raul Cassel (PMDB) parabenizou a iniciativa e sugeriu que a ideia seja registrada para que, no futuro, uma empresa possa produzir os equipamentos em maior escala.
Vladi Lourenço lembrou que a Câmara não pode disponibilizar recursos diretos do seu orçamento. Os estudantes, porém, podem utilizar os meios de comunicação da Casa para pedirem apoio à comunidade.
Felipe lembrou que Rafael é um dos entrevistados do filme “Movimentos 90 anos de Novo Hamburgo”, que será novamente exibido em plenário na próxima quinta-feira, dia 19. “São esses jovens inovadores que farão de Novo Hamburgo uma cidade melhor no futuro.”
A EMEF Martha Wartenberg localiza-se na rua Sílvio Gilberto Christmann, 1351, bairro Canudos. O telefone para contato é o 3587-8898.