Estudante apresenta projeto de bebedouro adaptado ao ambiente escolar

por Daniele Silva última modificação 17/04/2018 01h07
16/04/2018 – A Tribuna Popular desta segunda-feira, 16 de abril, foi utilizada por Rafael Camargo, da EMEF Marta Wartenberg. Ele faz parte de um grupo de alunos da Escola Municipal Martha Wartenberg, bairro Canudos, em Novo Hamburgo, que elaborou um projeto de bebedouro ideal, capaz de atender cadeirantes, pessoas com deficiência visual, crianças pequenas e adolescentes. Camargo representará o grupo em uma feira em Fortaleza-CE, e precisa de apoio financeiro para a viagem.
Estudante apresenta projeto de bebedouro adaptado ao ambiente escolar

Foto: Elstor Hanzen/CMNH

A professora Neli Facchini Schmidt, orientadora do projeto “Bebedouros Ideais”, afirmou que a iniciativa surgiu em 2015 e já recebeu destaque em outras feiras científicas. “Viemos pedir apoio financeiro para podermos participar desse evento.” O grupo é formado pelos alunos Jonatha Inácio da Silva, Rafael da Rosa Camargo, Leonardo Teles da Silva, Gustavo Henrique Babinski, Tainara da Silva Rodrigues e Nicole da Silva Souza.

O estudante relatou que, quando iniciaram a pesquisa, havia quatro cadeirantes na escola, que sempre precisavam pedir ajudar para utilizar o dispositivo. “Eles querem autonomia. Por isso, estudamos uma forma de adaptar os bebedouros tanto para os cadeirantes quanto para crianças menores.” Segundo o aluno, o primeiro já foi adaptado e até o final do ano outros dois equipamentos serão reformados.

A suplente Marcia Glaser questionou os custos para a participação da feira. De acordo com a educadora, ficaria em torno de R$ 4 mil, com passagens aéreas e hospedagem. “Uma empresa já doou um mil, mas precisamos do restante do valor.”

Raul Cassel (PMDB) parabenizou a iniciativa e sugeriu que a ideia seja registrada para que, no futuro, uma empresa possa produzir os equipamentos em maior escala.

Vladi Lourenço lembrou que a Câmara não pode disponibilizar recursos diretos do seu orçamento. Os estudantes, porém, podem utilizar os meios de comunicação da Casa para pedirem apoio à comunidade.

Felipe lembrou que Rafael é um dos entrevistados do filme “Movimentos 90 anos de Novo Hamburgo”, que será novamente exibido em plenário na próxima quinta-feira, dia 19. “São esses jovens inovadores que farão de Novo Hamburgo uma cidade melhor no futuro.”

A EMEF Martha Wartenberg localiza-se na rua Sílvio Gilberto Christmann, 1351, bairro Canudos. O telefone para contato é o 3587-8898.