Estrada em Lomba Grande pode receber o nome de Walmôr Moreira de Souza

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/02/2024 12h57
23/02/2024 – Com o aval das comissões permanentes, deve ir em breve a plenário projeto de lei que dá o nome de rua Walmôr Moreira de Souza ao logradouro conhecido como estrada dos Fidelis, em Lomba Grande. Com início na estrada Afonso Strack, a via segue em direção sul-sudeste até a divisa com Taquara. Autor do PL, Cristiano Coller (PRD) optou por fazer homenagem ao servidor público que, durante 20 anos, ficou encarregado de administrar e zelar pelo Parque Floresta Imperial.
Estrada em Lomba Grande pode receber o nome de Walmôr Moreira de Souza

Foto: Daniele Souza/CMNH

Natural de Canela, Walmôr iniciou sua vida profissional em Canoas, atuando como vigilante. Foi na cidade da região metropolitana onde conheceu Cristina, mãe de seus dez filhos. Já em Novo Hamburgo, trabalhou no pronto socorro odontológico da rua Marcílio Dias. A proximidade com o dentista Paulo Ritzel o levou a ser convidado por seu pai, o então prefeito Eugênio Nelson Ritzel, a assumir o serviço de fiscal de calçamento. “Como sempre foi muito responsável e comprometido, foi transferido para o Parque Floresta Imperial”, relembra Coller.

Entusiasta da causa ambiental, inciou um trabalho de arborização do espaço, criando um local aprazível para visitações. “Sabia explicar com propriedade as características de cada uma das árvores que plantava”, comenta o autor. Walmôr faleceu em agosto de 2009, aos 78 anos. “Deixou um legado de humildade, a importância de servir bem à comunidade, e mostrou que tudo é possível quando feito com amor e dedicação”, finaliza Coller.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 76/2023.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.

registrado em: